O valor total das Melhores Marcas Globais aumentou 5,7% em 2023, menor crescimento do apurado em 2022, quando houve alta de 16%.
A pesquisa Best Global Brands 2023, da Interbrand, mostrou que a Apple é a companhia mais valiosa do mundo. Também a primeira a ultrapassar meio trilhão de dólares em valor de marca, sendo avaliada em US$ 502,6 bilhões (cerca de R$ 2,491 bilhões).
Trata-se do valor da marca e não de mercado. Neste caso, no início de dezembro, a Apple superou a marca de US$ 3 trilhões em valor de mercado pela primeira vez desde agosto.]
O ranking composto pelas 100 melhores marcas do planeta já está na sua 24° edição. E este é o 11° ano consecutivo em que a companhia fica na liderança.
Quem assume o segundo lugar é a Microsoft, seguida pela Amazon, em terceiro. Google e Samsung completam o top 5.
O valor total das Melhores Marcas Globais aumentou 5,7% em 2023, o que implica em uma queda, comparado ao mesmo período de 2022, quando marcou alta expressiva de 16%.
Gonzalo Brujó, CEO global da Interbrand, destacou que após conversas com CEOs e CMOs globais, observou um sentimento comum de “pressão para agir com segurança, impulsionando uma onda de incrementalismo e conservadorismo para a maioria”. Um dos setores em destaque de desempenho foi o de automóvel, marcando avanço de 9%.
Fonte: Interbrand