terça-feira, 18 de junho de 2024
Cooperativa inaugura usina solar em Caldas Novas

Cooperativa inaugura usina solar em Caldas Novas

A usina fotovoltaica tem 1.098 placas com potência instalada de 750 KWp, que irá gerar 90.750 KWh/mês de energia a partir de janeiro de 2024.

27 de dezembro de 2023

O Sicoob UniCentro Br inaugurou em Caldas Novas (GO) o primeiro parque de energia solar 100% digital do Brasil. A usina fotovoltaica, construída em um terreno de 10 mil metros quadrados, abriga 1.098 placas com potência instalada de 750 KWp. O que irá gerar, em média, 90.750 KWh/mês de energia elétrica a partir de janeiro de 2024.

Segundo o diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, inicialmente, o empreendimento irá abastecer as 25 agências localizadas em Goiás. Mas está prevista a ampliação do parque para dobrar a produção e suprir a demanda elétrica de todos os pontos de atendimento da cooperativa financeira.

A grande novidade neste projeto: a operação poder ser controlada 100% por meio digital. Isto integra o monitoramento dos sistemas de segurança e controle de fluxos e acessos. Além da climatização da usina e até a comunicação inteligente com os inversores de energia e os sistemas integrados de manutenção e medição.

ESG

Diogo Mafia salientou que o parque é um marco importante dentro das pautas ESG, que as cooperativas carregam em seus pilares. Segundo estimativas da cooperativa, com o início da produção de energia, em 25 anos, 8.057 toneladas de CO2 (gás carbônico) deixarão de ser emitidos.

Desde 20 de dezembro, seis agências em Goiânia e a de Caldas Novas passaram também a contar com estações para recarga de carros elétricos e híbridos.

O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa de crédito, fundada há 31 anos. Administra mais de R$ 7 bilhões de ativos e conta com mais de 116 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

Leia também: SSA inaugura o maior projeto de energia híbrida do Brasil

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

Últimas Publicações Últimas Publicações