domingo, 28 de abril de 2024
Cinco livros inspiradores para 2024

Cinco livros inspiradores para 2024

Confira lista de cinco livros que vão ajudá-lo a se aprofundar conhecimentos que você poderá colocar em prática imediatamente.

31 de dezembro de 2023

Goiás caminha para bater recorde histórico de aberturas de empresas este ano. Dados divulgados pela Junta Comercial do Estado revelam que de janeiro a novembro de 2023, já somam 31.413 negócios abertos. Ou seja, faltam apenas 1.669 para ser alcançada a marca histórica, que foi de 33.082 estabelecimentos em 2021.

Mas, estar bem preparado para abrir um novo negócio requer uma análise do segmento de atuação, concorrentes, preparar um bom plano de negócios e, ainda, preparo por parte do empreendedor, que deve acompanhar as tendências, conhecer sobre gestão e o contexto de mercado atual.

Segue uma lista de cinco livros que vão ajudá-lo a se aprofundar em temas como gestão, produtividade, inovação, mindset, estratégia, resiliência, modelos de negócio, entre outros conhecimentos que você poderá colocar em prática imediatamente.

Empreendedorismo para subversivos

Com bom-humor e descontração, o autor Facundo Guerra, considerado um dos 100 empreendedores mais influentes do mundo, conta sua história no empreendedorismo. O empresário narra os altos e baixos de sua trajetória, desde sua decisão de largar tudo para abrir seu primeiro negócio, uma casa noturna, até seus últimos empreendimentos, que incluem bares e centros culturais. No livro, ele também dá dicas para empreender com sucesso.

Rápido e devagar

O autor Daniel Kahneman, que ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2022, discorre sobre a mente humana, enfocando duas formas de pensar, uma mais intuitiva e emocional e outra mais lógica e racional. A partir disso, ele leva o leitor a refletir sobre quando se deve confiar na intuição. Nesse contexto, o livro traz insights sobre como tomar decisões nos negócios e apresenta técnicas para evitar falhas emocionais que podem ser prejudiciais.

De zero a um

Neste livro, Peter Thiel mostra a importância da inovação para o sucesso de um negócio. Segundo o autor, que é cofundador do PayPal e investidor de startups, para que um empreendimento seja bem-sucedido, é preciso oferecer produtos, serviços e atendimento únicos, que se diferenciam dos concorrentes. Thiel não apresenta fórmulas para o sucesso, mas instiga reflexões que podem resultar em ideias inovadoras.

Reinvente sua empresa

Os autores Jason Fried e David Heinemeier Hansson desconstroem os seus conceitos sobre planejamento, atendimento ao cliente, estratégia e gestão. Os empresários mostram que a burocracia e longas reuniões podem representar grandes perdas de tempo, que nem todo negócio precisa de investidor externo, que é melhor pensar em inovação do que nos concorrentes, que nem sempre é necessário aumentar a equipe e que sua empresa não precisa ter um escritório. Apesar do nome, o livro é muito relevante para quem pensa em abrir um negócio.

O ponto da virada

Malcolm Gladwell discorre sobre os fatores que levam alguma pessoa, obra ou produto a atingir grande popularidade e se tornar tendência global. Para ele, o ponto de virada é quando esse fenômeno começa a se propagar de forma viral. No livro, o autor mostra ainda como você pode trabalhar as suas ideias para que elas ganhem um amplo alcance.

Leia também: Inspiração: 7 livros para mulheres empreendedoras

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.