Recorde: foram comercializados 93.927 carros eletrificados no Brasil em 2023, um crescimento de 91% sobre as vendas de 2022.
As vendas de veículos leves eletrificados (híbridos e 100% elétricos) bateram todas as previsões e terminaram o ano passado com 93.927 emplacamentos. Trata-se de um crescimento de 91% sobre as vendas de 2022 (49.245). Os números coincidem com as previsões feitas ao EMPREENDER EM GOIÁS (EG) pelo presidente da Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos.
Só em dezembro, as vendas chegaram a 16.279, quase o triplo das 5.587 de dezembro de 2022 (+191%), superando todos os recordes mensais da série histórica da ABVE Data.
“Os números de 2023 consolidam uma virada do mercado de eletrificados no Brasil, no rumo dos veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV)”, afirma Ricardo Bastos ao EG. O ranking dos 20 veículos eletrificados mais vendidos é liderado pelos híbridos Toyota Corolla Cross e Toyota Corolla, seguidos pelos 100% elétricos BYD Song Plus, GWM Haval e BYD Dolphin.
Os plug-in (que têm recarga externa das baterias) representaram 56% das vendas de eletrificados leves no ano, com 52.359 unidades. Ultrapassando os híbridos convencionais HEV a gasolina e HEV flex (41.568), que até 2022 ainda dominavam esse segmento.
Em dezembro, os plug-in atingiram nada menos do que 70% das vendas totais de eletrificados (11.371, de um total de 16.279), puxados pelo excelente desempenho da BYD e GWM, que lançaram novos modelos com essas tecnologias.
Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, o resultado de 2023 reflete um conjunto de fatores. Entre eles o anunciado aumento do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro, que provocou uma antecipação das vendas no último bimestre.
“Os números indicam principalmente uma sensível evolução desse mercado este ano, com os veículos plug-in chegando a dois terços das vendas em dezembro, confirmando a confiança e a preferência cada vez maior do consumidor pelas novas tecnologias”.
Para a ABVE, esse amadurecimento deverá se consolidar com o lançamento, em dezembro, do Mover – Mobilidade Verde e Inovação. É o novo programa do governo federal para o setor automotivo.
“O Mover vai permitir que as empresas preparem com mais clareza seus planos de investimento, tanto para veículos leves, quanto para veículos pesados, como ônibus e caminhões. E também para infraestrutura de recarga elétrica” – disse Ricardo Bastos.
Em sua avaliação, essa tendência de crescimento deverá se manter, mesmo com o aumento da carga tributária sobre os veículos elétricos e híbridos importados. “Em 2024, ainda estamos avaliando o efeito das novas alíquotas do imposto de importação, mas já posso antecipar que ainda assim teremos boas surpresas”, concluiu o presidente da ABVE.
Fonte: ABVE