segunda-feira, 4 de março de 2024
Famílias menores reduzem consumo de bens no Brasil

Famílias menores reduzem consumo de bens no Brasil

Estudo da Kantar aponta que domicílios com uma ou duas pessoas são os maiores compradores de marcas premium.

25 de janeiro de 2024

A média de moradores por domicílio no Brasil caiu de 3,31, em 2010, para 2,79, em 2022, de acordo com o último censo divulgado pelo IBGE. Essa redução impactou, consequentemente, o consumo de bens massivos. É o que aponta um novo estudo da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria.

Hoje, a maior renda per capita pertence aos lares de jovens independentes (9% da população), enquanto o bolso mais comprometido é o dos casais com filhos adultos (6%). Isso significa que os lares menores (de uma a duas pessoas) apresentam relação mais positiva entre renda e gasto.

Categorias

Entre 2014 e 2023, por exemplo, os lares menores aumentaram quatro categorias, enquanto os demais lares apenas duas. Também intensificaram o gasto com marcas Mainstream (+5,5 p.p. em valor contra +4,8 p.p. na média da população) e ainda seguem sendo os maiores compradores de Premium (representaram 18,7% do gasto em 2023).

Por outro lado, esses consumidores abastecem menos. No último ano, eles colocaram menos itens no carrinho (15% a menos em média do que os demais lares). Ainda assim, a quantidade representa um tamanho estável na comparação entre 2022 e 2023.

Locais

Em relação aos canais, os lares menores alavancam as compras em estabelecimentos maiores, como atacarejos (indo de 14,7% de importância em unidades em 2022 para 17,5% em 2023) e Super Convencionais (de 20,5% para 21,3%). No período, ainda aumentaram a penetração três vezes em Atacarejos e seis vezes na Internet.

A Kantar destaca também que a transformação dos domicílios impacta o tamanho médio das embalagens. Ao olhar um produto específico, como o leite em pó, é possível notar que os lares de uma ou duas pessoas preferem embalagens menores (+5 p.p na representatividade, chegando a 40% de todo o volume comprado).

Além disso, buscam formatos com menor custo benefício como sacos plásticos, em detrimento às latas.

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