O Brasil tinha mais de 1,9 milhão de lojas virtuais no ano passado, o que representou aumento de 16,5% em relação a 2022.
O Brasil tinha mais de 1,9 milhão de lojas virtuais no ano passado, o que representou aumento de 16,5% em relação a 2022. Os dados são da nova edição da pesquisa sobre o perfil do e-commerce brasileiro, realizada este ano pela BigDataCorp. A amostra teve como base mais de 23 milhões de sites brasileiros.
O estudo “Perfil do E-Commerce Brasileiro” destaca também que a proporção de e-commerces que possuem loja física caiu para 16,5%, contra cerca de 19% em 2022. Por outro lado, o número de e-commerces presentes em pelo menos um marketplace teve aumento de 61% nos últimos 2 anos, saltando de 14,8% para 23,8%.
“A pesquisa também mostra que o e-commerce brasileiro está cada vez mais democrático, atendendo a diferentes públicos e regiões”, afirma Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp. Segundo ele, a pesquisa evidencia um cenário promissor para o comércio eletrônico no Brasil.
Os donos das lojas digitais que trabalham sozinhos representam 45,7% de todos os negócios, agrupando diferentes funções para manter o empreendimento na ativa. O estudo apontou que 73,5% dos e-commerces são familiares e que 86% deles têm menos de dez funcionários.
Quase 75,6% das lojas online contam com mídias sociais para alavancar a empresa e o que vem ganhando espaço é a adesão do TikTok para publicidade. Em 2021, somente 1,2% das lojas utilizavam a rede. Hoje, a rede está presente em mais de 14% dos sites.
O Facebook continua como a plataforma mais utilizada para quase 82% do e-commerce. Já na relação com o cliente, 15% já passaram pela experiência de ser processado por uma falha no atendimento.