As vendas de carros premium cresceram 12% no ano passado em Goiás e retomaram os patamares da pré-pandemia da Covid-19.
As vendas de carros premium cresceram 12% em Goiás e retomaram os patamares da pré-pandemia da Covid-19. Segundo dados levantados pelo EMPREENDER EM GOIÁS, o ano passado somou 1.340 veículos de luxo vendidos no estado, ante 1.196 em 2022 e 1.339 em 2021.
Em 2023, 985 veículos premium foram vendidos em Goiânia, a 8º cidade no país com maior volume neste mercado, quando considerados os emplacamentos por municípios. Representou 2% das vendas totais deste segmento no país em 2023. O maior mercado é São Paulo (SP), com mais de 10 mil unidades vendidas no ano passado, 21% do mercado nacional.
Em Goiás, a BMW 320i liderou as vendas com 399 unidades. Com o reforço do BMW X1, que é produzido no Brasil e teve muita procura na concessionária da marca, do Grupo Saga. Com este desempenho, teve 30% de participação do mercado goiano.
A Porsche ficou em segundo lugar com a venda de 272 veículos, o que lhe garantiu 20% de participação de mercado goiano. Já Mercedes-Benz, com 15%, conquistou a terceira colocação. Em Goiás, no ano passado, não foi vendida nenhuma unidade da marca de carros elétricos Tesla e nem da Lexus (marca premium da Toyota).
A previsão de crescimento das vendas de veículos premium é de 10% para este ano. “Embora a queda da taxa de juros vai ajudar o setor, há o problema da tributação dos carros importados que já está vigorando. Isso vai elevar os preços”, diz Vladimir Freitas, diretor do Grupo Saga. A empresa trabalha com várias marcas de carros importados, dentre as quais a BWM.