A Caoa terá participação financeira nas importações da Hyundai e montará produtos da marca na fábrica em Goiás.
Depois de quase 25 anos de representação pela Caoa, a montadora sul-coreana Hyundai vai assumir as operações de importação de seus carros a partir de março deste ano. Em contrapartida, as concessionárias da Caoa passarão a vender os modelos HB20 e Creta.
A empresa nacional, fundada pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, falecido em 2021, terá novas atribuições. Enquanto a Hyundai Motor Brasil (HMB), filial da empresa asiática, assumirá o controle sobre a importação e distribuição de veículos da marca.
Segundo as duas partes, o novo modelo de negócios já está aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Depois de uma negociação de três anos.
Pelo novo acordo, a Caoa cederá à subsidiária brasileira da Hyundai o controle de todo o processo. Desde a importação até a distribuição final de todos os veículos nacionais e importados da marca. Em troca, a Caoa terá participação financeira nas importações e montará produtos da marca na fábrica em Anápolis (GO), que a matriz determinar.
O plano é produzir SUVs e picapes dos segmentos C e D (compacto-médio e médio). Ou seja, há possibilidade de a fábrica em Anápolis montar a nova geração do Tucson, assim como a picape Santa Cruz que compartilha a mesma plataforma N3. Os nomes dos modelos serão anunciados oficialmente na próxima quarta-feira, dia 6.
Até este ano, a Caoa era a responsável pela comercialização de todos os modelos importados da Hyundai. Produzia, inclusive, o SUV Tucson e os caminhões da linha HR e HD na fábrica de Anápolis.
Já a Hyundai Motor Brasil operava de modo paralelo com os compactos nacionais HB20 (hatch e sedã) e Creta, produzido por ela em Piracicaba (SP). O modelo gerava ruídos e chegou a virar objeto de uma batalha judicial.
Pelo novo contrato, a rede de concessionárias da Hyundai passará a trabalhar com um portfólio unificado de produtos. Atualmente, só a rede Hyundai Caoa vendia os produtos importados da marca, enquanto as lojas HMB ofereciam apenas a família HB20 e o Creta. Agora, todos os 250 pontos de venda terão acesso ao mesmo catálogo de produtos.
Desse modo, a Hyundai Motor Brasil passará a ficar responsável por todos os lançamentos da marca no Brasil. Os importados (antes cuidados pela Caoa), a família HB20 e o Creta (já sob sua responsabilidade) e modelos que eventualmente sejam montados em CKD pela Caoa em Goiás.
Também ficará responsável por toda a distribuição de peças para o pós-venda.
Tem uma duvida: Pelo novo acordo, os carros montados pela Caoa serão Caoa Hyundai cujos lucros das vendas vão para a Cama ou a fábrica de Anápolis apenas venderá sua mão de obra e instalações para montar produtos cujos direitos comercias serão da Hyundai?