segunda-feira, 15 de abril de 2024
Caoa vai produzir picapes e SUVs em Anápolis

Caoa vai produzir picapes e SUVs em Anápolis

A Caoa terá participação financeira nas importações da Hyundai e montará produtos da marca na fábrica em Goiás.

1 de março de 2024

Picape Santa Cruz deverá montada na fábrica da Caoa em Anápolis

Depois de quase 25 anos de representação pela Caoa, a montadora sul-coreana Hyundai vai assumir as operações de importação de seus carros a partir de março deste ano. Em contrapartida, as concessionárias da Caoa passarão a vender os modelos HB20 e Creta.

A empresa nacional, fundada pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, falecido em 2021, terá novas atribuições. Enquanto a Hyundai Motor Brasil (HMB), filial da empresa asiática, assumirá o controle sobre a importação e distribuição de veículos da marca.

Segundo as duas partes, o novo modelo de negócios já está aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Depois de uma negociação de três anos.

Novo acordo

Pelo novo acordo, a Caoa cederá à subsidiária brasileira da Hyundai o controle de todo o processo. Desde a importação até a distribuição final de todos os veículos nacionais e importados da marca. Em troca, a Caoa terá participação financeira nas importações e montará produtos da marca na fábrica em Anápolis (GO), que a matriz determinar.

O plano é produzir SUVs e picapes dos segmentos C e D (compacto-médio e médio). Ou seja, há possibilidade de a fábrica em Anápolis montar a nova geração do Tucson, assim como a picape Santa Cruz que compartilha a mesma plataforma N3. Os nomes dos modelos serão anunciados oficialmente na próxima quarta-feira, dia 6.

Até este ano, a Caoa era a responsável pela comercialização de todos os modelos importados da Hyundai. Produzia, inclusive, o SUV Tucson e os caminhões da linha HR e HD na fábrica de Anápolis.

Já a Hyundai Motor Brasil operava de modo paralelo com os compactos nacionais HB20 (hatch e sedã) e Creta, produzido por ela em Piracicaba (SP). O modelo gerava ruídos e chegou a virar objeto de uma batalha judicial.

Concessionárias

Pelo novo contrato, a rede de concessionárias da Hyundai passará a trabalhar com um portfólio unificado de produtos. Atualmente, só a rede Hyundai Caoa vendia os produtos importados da marca, enquanto as lojas HMB ofereciam apenas a família HB20 e o Creta. Agora, todos os 250 pontos de venda terão acesso ao mesmo catálogo de produtos.

Desse modo, a Hyundai Motor Brasil passará a ficar responsável por todos os lançamentos da marca no Brasil. Os importados (antes cuidados pela Caoa), a família HB20 e o Creta (já sob sua responsabilidade) e modelos que eventualmente sejam montados em CKD pela Caoa em Goiás.

Também ficará responsável por toda a distribuição de peças para o pós-venda.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.