No total, mais de 480 mil produtos foram vendidos no período por empresas goianas, conforme pesquisa da Nuvemshop.
Nos três primeiros meses do ano, as pequenas e médias empresas (PMEs) online em Goiás movimentaram R$ 38,5 milhões. É um valor 37,5% superior ante o mesmo período de 2023, quando alcançaram R$ 28 milhões.
É o que aponta levantamento da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online líder na América Latina. O levantamento considerou as vendas feitas entre 1º de janeiro a 31 de março de 2023 e 2024 da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.
No estado, o total de produtos vendidos chegou a um montante de 484 mil, 22% a mais que o registrado em 2023. Os segmentos que mais se destacaram foram: saúde e beleza (R$ 14,5 milhões), moda (R$ 12 milhões) e joias (R$ 630 mil).
Um dos fatores que contribuíram para esse resultado foi a realização de datas comerciais importantes, como carnaval, Semana do Consumidor e Páscoa. Os empreendedores aproveitaram para oferecer promoções e condições especiais aos consumidores, impulsionando as vendas.
No Brasil, as PMEs movimentaram R$ 945 milhões, um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2023, quando o total foi de R$ 703 milhões. Entre os estados brasileiros, São Paulo liderou as vendas com R$ 444 milhões, seguido por Minas Gerais (R$ 89 milhões) e Santa Catarina (R$ 78 milhões).
No total, foram vendidos 15 milhões de produtos, um aumento de 16% em relação a 2023. Os segmentos de maior destaque foram moda (R$ 303,5 milhões), saúde & beleza (R$ 83 milhões) e acessórios (R$ 62 milhões).
A pesquisa revelou que o PIX, vem ganhando cada vez mais espaço no e-commerce. No primeiro trimestre de 2024, ele representou quase metade de todas as compras realizadas, atingindo 44% do total. O cartão de crédito ficou em segundo lugar, com 46% dos pedidos pagos.