As vendas no varejo goiano para o Dia das Mães devem crescer até 5% neste ano, segundo estimativa do Sindilojas-GO.
As vendas no varejo no Dia das Mães devem crescer até 5% em Goiás neste ano, em relação a 2023. Segundo aponta um levantamento divulgado nesta sexta-feira (27/4) pelo Sindilojas-GO. Se a projeção se concretizar, a movimentação nas lojas tende a alcançar R$ 461 milhões, superando os R$ 439 milhões do Dia das Mães de 2023.
Na sondagem, o Sindilojas-GO ouviu lojistas de 18 municípios de todas as regiões de Goiás, incluindo o Entorno do Distrito Federal. Apesar da expectativa de um fluxo de vendas maior neste ano, 73% dos empresários responderam que o estoque das lojas já está adequado. Ou seja: sem necessidade de fazer pedidos extras aos fornecedores. Mas 14% dos entrevistados disseram que reforçarão os estoques.
As contratações temporárias devem ficar, a maioria, para o 2º semestre, como ocorre todos os anos. Apenas 11% dos lojistas informaram que vão contratar empregados temporários para o Dia das Mães deste ano. E 10% deles irão admitir de 1 a 5 trabalhadores. A ampla maioria dos entrevistados (83%) não contratará temporários agora.
O presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta vê as expectativas dos lojistas para este Dia das Mães como conservadoras. É um cenário que, segundo ele, reflete o sentimento dos empresários com as vendas neste 1º trimestre de 2024. Para 62% dos lojistas, as vendas em janeiro, fevereiro e março ficaram aquém do esperado.
“É a situação do comércio do nosso país. Apesar das pesquisas que a gente vê por aí, a realidade em Goiás é de um consumo mais retraído, o que tende a se repetir agora, no Dia das Mães”, comenta.
A pesquisa do Sindilojas-GO revelou que, para 64% dos empresários, o que mais prejudica o crescimento das lojas é a alta carga tributária. Seguida pela falta de qualificação de mão de obra (36%), juros elevados cobrados nas linhas de crédito (28%) e dificuldade de contratar empregados para reforçar as equipes (11%).