terça-feira, 18 de junho de 2024
Endividamento das famílias cai em Goiás, revela CNC

Endividamento das famílias cai em Goiás, revela CNC

No país, a pesquisa registrou a terceira alta consecutiva do percentual de brasileiros endividados.

10 de junho de 2024

O endividamento das famílias goianas caiu em maio passado. No mês, 71,2% das famílias afirmaram ter dívidas a vencer. Isto representa uma queda de 1,2 ponto percentual em relação a abril, quando chegou a 72,4%. No ranking nacional, ficou em 22º lugar.

É o que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente e divulgada nesta segunda-feira (10/6) pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

No país, a pesquisa registrou a terceira alta consecutiva do percentual de brasileiros endividados: eram 78,8% dos entrevistados, 0,3 ponto percentual (p.p.) a mais do que em abril e o maior desde novembro de 2022 (quando foi 78,9%).

Inadimplência

Em relação à inadimplência, Goiás foi o 14º estado que teve o maior nível de famílias com contas em atraso (31%). A pesquisa mostra também que 13,8% das famílias goianas não terão condições de pagar as dívidas em atraso.

Roraima foi o Estado que apresentou o maior nível de endividamento (89,9%) no mês. Em maio, 16 Unidades Federativas apresentaram percentual acima do resultado nacional (78,8%). Enquanto o Amazonas teve o maior nível de famílias sem condições de pagar as dívidas atrasadas (20%).

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer (cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa) foi de 78,8% em maio de 2024. Ou seja, acima do resultado de abril e o terceiro aumento consecutivo, estando também acima do nível de maio de 2023 (78,3%).

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

Últimas Publicações Últimas Publicações