quinta-feira, 18 de julho de 2024
Eleições 2024: Sebrae lança guia para candidatos

Eleições 2024: Sebrae lança guia para candidatos

O documento sugere uma agenda estratégica a partir do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico.

5 de julho de 2024

Para auxiliar os gestores que pretendem se candidatar para as eleições para prefeito e vereadores, o Sebrae Nacional lançou o guia “Eleições 2024: Candidato Parceiro do Pequeno Negócio”.

O documento sugere uma agenda estratégica a partir do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico, com políticas públicas que podem fortalecer ainda mais o pequeno negócio, considerado o motor da economia brasileira no ciclo virtuoso da prosperidade.

Em 2023, as micro e pequenas empresas geraram oito de cada dez empregos no Brasil, 91% das empresas brasileiras eram de pequenos negócios, responsáveis por 80,9% dos empregos formais e 29,5% do PIB nacional.

Em 2024, os pequenos negócios somam 20,9 milhões de unidades, sendo 12 milhões de microempreendedores individuais (MEIs), e 8,8 milhões entre microempresas e empresas de pequeno porte. Desses, 17,8 milhões são optantes do modelo tributário Simples Nacional.

Propostas

Com propostas que visam trabalhar várias vertentes de forma estratégica e não apenas para responder às demandas, o guia possui propostas para diversas políticas públicas estruturadas em que as prefeituras podem ter o apoio do Sebrae nos estados: consórcios públicos, universidades, instituições de ciência e tecnologia e setor empresarial.

No documento, que está disponível aqui, o candidato pode ter acesso a propostas nas áreas de compras governamentais, cooperativismo e crédito, empreendedorismo feminino e diversidade, empreendedorismo na escola e gestão municipal.

Também nos segmentos de inclusão socioprodutiva; inovação, lideranças locais, marketing territorial; MEI; Sala do Empreendedor; simplificação e desburocratização; sustentabilidade, Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora; Territórios Empreendedores; e Cidade Empreendedora.

Conforme o Sebrae, a publicação, que não pretende esgotar o assunto, visa oferecer subsídios aos futuros gestores públicos, como uma prestação de serviço a todos os interessados em melhorar a qualidade de vida da população, com mais emprego, dignidade e oportunidades.

De acordo com o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o empreendedorismo é essencial para o fortalecimento dos valores e das potencialidades locais. “O Sebrae está à disposição para contribuir com os gestores de mais de 5,5 mil municípios para efetivação dessas medidas”, frisa.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.