quinta-feira, 18 de julho de 2024
Fique de olho: mudanças nos extratos e no PIX

Fique de olho: mudanças nos extratos e no PIX

A partir de segunda-feira os extratos passarão a ter as nomenclaturas padronizadas e em 2025 poderá se fazer Pix por aproximação.

5 de julho de 2024

Duas novidades vão mexer com a vida dos correntistas. A partir de segunda-feira (8/7) os extratos passarão a ter as nomenclaturas padronizadas, com o objetivo de facilitar a compreensão pelos clientes. O anúncio foi feito nesta-sexta-feira (5/7) pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Já a partir de fevereiro de 2025, os correntistas poderão realizar o Pix por aproximação. O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) editaram novas regras para ampliar o open finance, compartilhamento de dados entre as instituições financeiras, e permitir a modalidade.

Extratos bancários

Inicialmente, a mudança irá abranger as várias denominações existentes para as operações de saque e depósito e, posteriormente, outras operações financeiras serão incluídas.

A medida visa tornar a compreensão das informações mais acessível. Principalmente para aqueles que possuem ou precisam acessar contas bancárias de mais de uma instituição financeira.

Entre os exemplos, a Febraban esclareceu que, pela nova nomenclatura, operações como “depósito de cheque no ATM”, que engloba situações em que o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos (ATM) da agência da conta creditada, passam a ser descritas no extrato sob a sigla “DEP CHEQUE ATM”.

Já nas operações de saque, como “saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta”, que engloba situações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência com o cartão da conta, serão impressas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

PIX

Com relação à possibilidade de os correntistas realizarem o PIX por aproximação, o BC esclareceu que as novas regras irão diminuir etapas nos pagamentos online e possibilitarão a oferta de Pix nas carteiras digitais, as chamadas wallets.

“A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira”, informou o BC.

Dados do BC mostram o crescimento na modalidade do pagamento por aproximação nas funções crédito e débito. No crédito, o salto foi de 23,1% para 31,1% nas transações nos últimos trimestres de 2022 e 2023. Já no débito, o crescimento foi de 24,4% para 35,2% das transações.

Confira o cronograma:

  • 31 de julho de 2024: regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR), nome formal do Pix por aproximação;
  • 14 de novembro de 2024: início dos testes pelas instituições financeiras, para garantir a segurança da funcionalidade;
  • 28 de fevereiro de 2025: Lançamento do produto para a população.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.