Hoje (16/7) é celebrado o Dia do Comerciante e um dos principais desafios enfrentados pelos varejistas brasileiros é a gestão financeira.
Hoje (16/7) é celebrado o Dia do Comerciante e um dos principais desafios enfrentados pelos varejistas brasileiros é a gestão financeira. Principalmente, quando se fala em empreendedores de pequeno e médio porte.
Gerenciar as finanças de um negócio pode ser uma tarefa complexa e desafiadora. Segundo dados do Sebrae, a maior taxa de mortalidade entre as empresas brasileiras é verificada no comércio (30,2% fecham em 5 anos).
Na sequência, aparecem indústria de transformação (com 27,3%) e serviços (com 26,6%). As menores taxas de mortalidade estão na indústria extrativa (14,3%) e na agropecuária (18%).
Os varejistas precisam ficar mais atentos e isso independe do seu tamanho. Segundo o especialista de gestão financeira e head de educação da F360 Finanças, Maurício Galhardo. Ele explica que a falta de gestão de risco eleva os gastos do negócio.
“O calor excessivo, por exemplo, aumenta o consumo do ar condicionado, que vai impactar no custo do negócio. Ainda que o cuidado dos comerciantes seja o fluxo de caixa, dar atenção ao tema ‘clima’ é uma estratégia necessária para a sobrevivência”, diz.
Por isso, a gestão financeira eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. No entanto, muitos comerciantes encontram dificuldades em manter o controle adequado de seus recursos financeiros.
Entre os obstáculos mais comuns estão a falta de conhecimento técnico, a dificuldade em acompanhar o fluxo de caixa, a administração de custos e a gestão de estoque.
Para ajudar os comerciantes, Maurício Galhardo reuniu algumas dicas essenciais. Confira:
É crucial monitorar entradas e saídas de dinheiro regularmente. Um fluxo de caixa positivo garante que o negócio tenha recursos suficientes para suas operações diárias e para investir em crescimento.
A DRE fornece uma visão clara do desempenho financeiro do negócio em um determinado período. Ela ajuda a identificar lucros e perdas, facilitando a tomada de decisões estratégicas.
Manter um controle rigoroso do estoque evita perdas e desperdícios, além de assegurar que os produtos mais vendidos estejam sempre disponíveis para os clientes.
Identificar e controlar os custos fixos e variáveis é fundamental para a sustentabilidade do negócio. Reduzir despesas desnecessárias pode aumentar significativamente a margem de lucro.
Implementar técnicas eficazes de vendas e marketing pode impulsionar o faturamento. Conhecer bem o público-alvo e oferecer um atendimento de qualidade são diferenciais importantes.
A tecnologia também é uma aliada poderosa na gestão financeira. Plataformas de automação podem simplificar e agilizar processos. Quando realizam a conciliação bancária, por exemplo, ajudam os comerciantes a não perderem dinheiro por falhas comuns de ocorrerem nas adquirentes de cartões, como cobranças indevidas de taxas pré-acordadas e o não pagamento de vendas realizadas pelo varejista. Boas plataformas de gestão financeira, integradas ao ponto de venda, são capazes de gerar automaticamente relatórios como a DRE, proporcionando uma visão mais completa e precisa do negócio.