Instalado em Goiânia, em parceria inédita com a multinacional alemã, o moderno complexo dará suporte às indústrias goianas.
A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) inaugura na próxima segunda-feira (25/11) o 1º Centro de Excelência em Metrologia da Zeiss no Brasil. Trata-se da empresa de origem alemã referência mundial na produção e distribuição de soluções inovadoras em metrologia industrial.
A novidade dá continuidade ao projeto de modernização e expansão da rede de Ensino da Fieg. Que prevê investimentos de R$ 1 bilhão até 2026 nas escolas do Sesi e Senai,
Instalado na Faculdade Senai Ítalo Bologna, em Goiânia, em uma parceria inédita, o novo complexo visa dar suporte às indústrias na transformação tecnológica. Além dos processos relativos à melhoria da qualidade de seus produtos. Também visa ampliar a oferta de profissionais qualificados em metrologia para a indústria nacional.
Com previsão de atender mais de 300 empresas nos próximos cinco anos, em Goiás e outros estados, o Centro de Excelência em Metrologia Senai Zeiss conta com equipamentos de última geração. Como máquinas óptica, eletrônica, mecânica de precisão e raio-X.
Também vai oferecer soluções em metrologia dimensional de alta precisão, sistemas multi sensores, microscopia industrial e escaneamento 3D. Esses equipamentos possibilitam fazer análises dimensionais, engenharia reversa e avaliação da conformidade em diversas peças.
“A implantação do primeiro Centro de Excelência da Carl Zeiss no Brasil é um marco histórico e reforça o compromisso do Sistema Indústria em continuar investindo para o avanço em competitividade e produtividade das indústrias goianas. Promovendo um ambiente de inovação e desenvolvimento tecnológico”, destacou o presidente da Fieg, Sandro Mabel.
Para o vice-presidente de Vendas da Zeiss, Jochen Weinisch, a parceria com o Senai vai elevar a qualidade das aplicações de soluções no Brasil. “Estamos tendo a oportunidade de trazer nossa tecnologia de ponta para um novo público-alvo. Juntamente com o Senai, vamos ensinar a próxima geração de empresários a usar soluções inovadoras para ajudar a alavancar a produtividade, com foco na qualidade dos produtos e na formação de operadores”, enfatizou.
O diretor da Divisão de Metrologia da Zeiss, Alan Toniette explicou que o complexo será estruturado com equipamentos de alta tecnologia, com softwares que serão atualizados para os próximos cinco anos. “A parceria com o Senai tem muito a contribuir para elevar a competitividade das indústrias goianas, oferecendo serviços e produtos cada vez mais especializados e avançados”, disse.