quinta-feira, 5 de dezembro de 2024
A Campus Party é e traz espaço à educação

A Campus Party é e traz espaço à educação

Palestras, workshops, oficinas, experimentações e atividades especiais completam uma programação futurista e voltada para a educação da atual e da nova geração

26 de novembro de 2024

Um dos principais, se não o maior evento do mundo relacionado à tecnologia, ciência, inovação, entretenimento digital, empreendedorismo e criatividade, a Campus Party é terreno fértil para a educação. 

Esta iniciativa, ao fomentar um ambiente imersivo e disruptivo, torna-se um espaço sapiente, fazendo com que o conhecimento se transforme e seja apresentado numa verdadeira vitrine de experiências, resultados e soluções de problemas em diversas áreas para a vida humana.

Os olhos do mundo se voltam para esse festival de tecnologia recheado de estímulos para a participação do público geral – educadores, universidades, escolas, pesquisadores, estudantes, empreendedores, da criança ao idoso.  Vindos de todos os cantos, intentam ficar por dentro das principais novidades e tendências tecnológicas.  

É neste “terreiro” que as pessoas se conectam e profissionais partilham interesses, buscam por negócios e interagem discutindo o presente e o futuro. Afinal, a cada ano, o que não falta no evento são conteúdos e informações, campeonatos e disputas inteligentes.

Palestras, workshops, oficinas, experimentações e atividades especiais completam uma programação futurista e voltada para a educação da atual e da nova geração. 

A Campus Party é um verdadeiro movimento visionário ao abranger uma diversidade de setores como aeroespacial, robótica, games, inteligência artificial, saúde, transporte, engenharia, arquitetura, profissões, programação, geekies e biodiversidade.

Todo este arcabouço refere-se à educação em todos os níveis, do ensino médio ao superior, passando pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT), modalidade que sempre prezou pela formação técnica e tecnológica, de forma a atender aos setores produtivos brasileiros e dar à pessoa a oportunidade de uma colocação no mundo do trabalho. 

O contexto da educação não renuncia às inovações no ensino-aprendizagem, mas as absorve por ser um segmento imprescindível à humanidade, às nações, e, porque é parte do avanço e do modo de vida humana. A educação é sujeito e objeto desta evolução e das inovações.

Ela é sujeito quando age para a formação e profissionaliza o ser humano. É objeto por viver o resultado desta profissionalização e os avanços gerados pela humanidade. Educação e indivíduo formam e se encontram num círculo interdependente. Assim, tecnologia, experimentação e soluções são conceitos intrínsecos do contexto da inovação educacional. 

Muito do que é visto neste evento é aplicado e é resultado da rotina escolar. E especialistas estão sempre a apresentar novidades em recursos educacionais digitais, instrumentos pedagógicos, uso de plataformas para um ensino-aprendizagem mais interativo. 

Por estas razões, as Escolas do Futuro de Goiás marcam presença, mais um ano, na Campus Party 2024, expondo seus resultados e experiências com a EPT. Levaremos uma amostra indispensável para a educação de jovens e adultos em nossos ambientes tecnológicos e de inovação.  

Alethéia Cruz  é diretora de Avaliação e Desenvolvimento do CETT-UFG 

Aletheia Cruz é diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG)

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