Grupo goiano investe em novas tecnologias para sustentar seu crescimento nacional, que prevê investimentos de R$ 1 bilhão até 2027.
O H. Egidio Group abriu neste ano duas novas filiais da Hospdrogas e da Transplexlog em Serra (ES) e Itapevi (SP). Ainda vai inaugurar neste ano a filial, em Aracajú (SE). E mais duas estão previstas para 2025, nas regiões Centro-Oeste e Sul do País. Para sustentar esse crescimento nacional, com aportes de R$ 1 bilhão até 2027, o grupo goiano implementa um ambicioso plano de investimento em novas tecnologias, que totaliza R$ 45 milhões.
Iniciada em junho de 2023, a conclusão da transformação digital no H. Egidio Group está prevista para 2026. Esse esforço requer mudanças na infraestrutura da empresa para receber soluções inovadoras. O processo teve início com a implantação do SAP S/4HANA Cloud, ERP adotado pelas maiores empresas do mundo.
O objetivo é aumentar o nível de governança corporativa e de eficiência nos processos das empresas do H. Egidio Group. Otimizando a cadeia de suprimentos, imprimindo velocidade nas compras e obtendo, consequentemente, melhores negociações.
“Isso traz um impacto direto na margem de lucratividade e qualidade da entrega para o cliente, com garantia de conformidade regulatória em um ambiente que é altamente regulado”, explica Karla Leite Fonseca, diretora de Tecnologia e Inovação do grupo e do projeto SAPHE, em implantação pela H. Company, empresa de tecnologia da holding.
Com a construção de uma arquitetura robusta e sustentável de tecnologia e inovação, o grupo almeja reforçar esses atributos nos seus produtos, de forma que estejam totalmente ligados à tecnologia SAP. O projeto também contempla outras soluções tecnológicas, a exemplo da gestão de documentos, de portais para os clientes e de automação de processos que estejam completamente conectados com a arquitetura corporativa.
“Temos a oportunidade de trazer tecnologias como a inteligência artificial para mitigar erros, aumentar a eficiência, realizar análises preditivas. A IA permite rever processos, prever tendências futuras para identificar padrões e embasar nossa tomada de decisão, proporcionando, por exemplo, a melhoria da gestão dos nossos estoques”, diz Karla Leite.
A Inteligência Artificial traz a personalização na análise dos dados dos clientes, para que possamos oferecer melhorias significativas na experiência do cliente, aumentando a satisfação. Além da IA, o grupo econômico, por meio da H. Company, tem buscado investimentos em IoT (internet das coisas) aplicada aos processos de logística, com monitoramento em tempo real.
“São tecnologias que permitem a identificação de problemas em frotas em tempo real, evitando rupturas nas entregas. Ao mesmo tempo, teremos melhoria na cadeia de suprimentos, com ganhos no racionamento de produtos, garantindo as entregas e a disponibilidade de estoques remotos, disponíveis ao cliente para quando ele precisar.”
Responsável pela implantação do projeto denominado SAPHE (as iniciais finais representam a assinatura do grupo), a H. Company tem a responsabilidade de transformar a arquitetura de tecnologia atual, nesta fase em que sistemas são eliminados, para dar lugar ao SAP.
Ao mesmo tempo, a empresa de tecnologia tem a missão de garantir a manutenção da operação. “Nessa transição, os sistemas novos e legados funcionam de forma simultânea”, explica a diretora de tecnologia.
A H. Company tem ainda a responsabilidade de preparar os colaboradores do grupo para os novos desafios, buscar e desenvolver novas tecnologias e reorganizar toda a arquitetura do grupo em sua jornada digital. “Estamos falando, por exemplo, da gestão de dados, de acessos e de segurança. Ou seja, a empresa desempenha um papel fundamental nesse processo de transição”, enfatiza Karla Leite.