Pesquisa com agentes do mercado aponta que é unânime que o Copom vai aumentar novamente nesta semana a taxa Selic.
Uma pesquisa do BTG Pactual com agentes do mercado aponta que 78% dos participantes esperam que o Comitê de Política Monetária (Copom) eleve a taxa Selic em 0,75 ponto percentual na reunião de dezembro, marcada para começar nesta terça-feira (10/12). A maioria também acredita que a decisão será unânime.
Esta será a última reunião presidida por Roberto Campos Neto. Na última reunião, o aperto monetário foi de 0,50 ponto percentual, mas o contexto de escalada do dólar e disparada dos juros futuros, devido ao ceticismo do mercado com o pacote fiscal do governo, fizeram o cenário mudar.
Outros 15% dos participantes projetam uma alta ainda mais agressiva, de 1 ponto percentual.
Quanto à comunicação do Copom, 54% acreditam que o Banco Central anunciará o aumento de juros sem fornecer uma orientação clara sobre os próximos passos.
Outros 24% esperam que a comunicação inclua a perspectiva de um movimento semelhante na reunião seguinte.
Sobre a taxa Selic ao final de 2025, 46% dos entrevistados preveem que ela estará entre 14% e 14,75%. Cerca de 21% apostam em um intervalo de 13% a 13,75%, enquanto 19% projetam entre 12% e 12,75%.
A perspectiva de cortes na Selic no segundo semestre de 2025 é vista como “muito baixa” ou “baixa” por 76% dos participantes.