Marca goiana de sorvetes e picolés prevê alcançar essa meta em 2025, para quando projeta faturamento de R$ 30 milhões.
A marca goiana Duo Gelatto projeta atingir a meta de 66 lojas em 2025 e registrar faturamento de R$ 30 milhões. Segundo Anderson Pacheco, sócio-diretor da franquia de sorvetes e picolés. Atualmente, a empresa conta com 24 unidades em operação e 6 em construção, sendo duas delas em São José do Rio Preto (SP) e Palmas (TO).
As demais serão abertas em outros municípios goianos: Nerópolis, Senador Canedo, Trindade, Hidrolândia e São Luís dos Montes Belos. Com as novas lojas previstas para o ano que vem, a expectativa é a expansão dos negócios para Brasília.
A história da Duo Gelatto começa com o empresário Rafael Borges, que vem de uma família de sorveteiros. Rafael absorveu todo o conhecimento que o pai passou e, depois de vários negócios do ramo, decidiu criar a própria marca há sete anos.
Anderson Pacheco entra na história quatro anos depois, para se tornar sócio ao adquirir 50% do negócio. Com a proposta de crescimento da marca como franquia. Os dois se conheceram quando Anderson, engenheiro de formação, trabalhava no ramo de venda de energia.
“Eu via a Duo Gelatto como um negócio muito inovador. O próprio modelo de negócio, como os produtos da Duo Gelatto são algo bem fora do comum. Com nível de qualidade e uma quantidade de sabores, de produtos, muito acima do que já tinha visto. Daí se tem o início da Duo Gelatto como franquia”, pontua.
Anderson montou a primeira loja que serviria como modelo de franquia no Setor Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia. O espaço ganhou uma personalização de arquitetos.
A fábrica da empresa também fica no Setor Santa Luzia, em Aparecida. Ao todo, a Duo conta com cerca de 120 tipos de produtos, dos quais 48 sabores no self-service, 27 nos potes e 47 de picolés.
Além disso, trabalha com açaí, utilizando frutas naturais para bater junto com o alimento. A polpa vem diretamente do Pará.
A Duo Gelatto oferece dois modelos para quem quer se tornar um franqueado. O primeiro é a Standart, que tem entre 150 e 160 metros quadrados, e um investimento de R$ 300 mil. O payback é de 16 a 18 meses com faturamento de R$ 50 mil a R$ 70 mil por mês.
O segundo modelo é a Premium, onde a marca é instalada em um espaço de 300 a 400 metros quadrados. Com investimento entre R$ 600 a 700 mil e com faturamento de R$ 150 a R$ 170 mil mensais. O payback seria de 14 a 16 meses.
O diferencial da Duo Gelatto são os modelos self-service, mais comum, onde o cliente se serve e pesa o sorvete. E o take away, no qual o cliente compra o sorvete e o consome em casa.
“Ambas são muito representativas do negócio. O modelo self-service, por exemplo, numa sorveteria premium, vende 1.800 quilos e mais de 80, 90 mil no takeaway. Isso daria 10 mil picolés e 1,5 mil potes de sorvete vendidos no modelo takeaway”, explica Anderson Pacheco.
O modelo take away é mais comum em supermercado – e não nas sorveterias – e as marcas mais expressivas hoje no mercado são a Kibon e a Nestlé.
“A Duo Gelatto faz dois em um e adotou a venda no atacado e tornar aquele preço atrativo no mercado. O volume de vendas acaba se tornando expressivo. Quem vende na Duo Gellato, só no take away, fagtura entre R$ 80 mil a R$ 90 mil. A média das sorveterias em geral no Brasil é de R$ 50 mil”, diz.