O setor industrial goiano registrou crescimento de 5,7% nos últimos 12 meses, com acumulado positivo de 3,7% ao longo de 2024. Em outubro de 2024, na comparação com o mês anterior, a produção industrial subiu 2%, após alta de 2,7% em setembro. Na comparação com outubro de 2023, o setor industrial goiano subiu 1,5%.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (13/12).
Na comparação com outubro do ano passado, o setor cresceu 1,5%. Sete segmentos contribuíram de maneira significativa para a alta no período. Destaque para confecção de artigos do vestuário e acessórios (209,4%), fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (62,8%) e fabricação de máquinas e equipamentos (72%).
Na confecção, as principais altas aconteceram na produção de camisetas e calças masculinas e femininas. No segmento de veículos, destaque para a produção de automóveis com motor a gasolina, e flex e diesel, além de chassis com motor para automóveis.
A indústria nacional, por sua vez, caiu 0,2% em outubro na comparação com setembro do ano corrente, mas teve alta de 5,8% na comparação com outubro de 2023. O acumulado do ano no país foi de 3,4% e o acumulado em doze meses foi de 3,0%.
Na passagem de setembro para outubro, a produção industrial brasileira recuou 0,2%, com diminuição de ritmo em quatro dos 15 locais investigados pela pesquisa. As maiores quedas foram registradas por Rio Grande do Sul (-1,4%) e Rio de Janeiro (-1,3%).