Capital goiana registrou alta média de 12,8% no preço de venda dos imóveis em 12 meses, segundo o índice FipeZap.
Goiânia é a quarta capital que registrou maior alta no preço de venda dos imóveis, segundo o índice FipeZap, em 12 meses. Com uma valorização de 12,8%, até novembro, a capital goiana ficou atrás apenas de Curitiba (17,2%); João Pessoa (16,1%) e Salvador (14,4%).
De janeiro a novembro de 2024, a capital goiana foi a sexta com maior valorização, com 11,1%. A cidade ficou atrás de cidades como Curitiba (16,7%); João Pessoa (15,1%); Salvador (14,8%); Aracaju (12,7%) e Belo Horizonte (11,1%).
O diretor da Ademi-GO, Marcelo Moreira, destaca alguns pontos que levaram Goiânia a se destacar na valorização de imóveis. Historicamente, a capital goiana sempre foi uma das mais baratas em preço de moradia, o que exalava potencialidade.
Além disso, ele ressalta o novo Plano Diretor, que fez com que houvesse redução de 30% a 40% no número de unidades. E também o bom momento econômico do estado, puxado pelo agronegócio.
Marcelo pontua que Goiânia tem sido um nicho atrativo para todas as vertentes, desde apartamentos de alto padrão até de preços mais populares. Por isso, prevê que 2024 pode fechar como o melhor ano da história do mercado imobiliário.
A tendência é que, no próximo ano, a capital continue recebendo empreendimentos como esses. Já que, na visão dele, Goiânia tem ainda muito para crescer.
“Temos um cenário do agronegócio apostando numa safra recorde para o ano que vem devido às boas chuvas que estão acontecendo e, quando o agronegócio vai bem no nosso Estado, o mercado imobiliário cresce muito forte porque movimenta toda a economia da cidade e do Estado.”