Alguma vez você já deve ter ouvido o termo branding no ramo do marketing. Isso nada mais é do que uma estratégia de construção de valor de marca para poder se tornar atrativa e se comunicar com o mercado.
Apesar de ganhar um impulso com a era digital, o branding já existe desde a década de 1960. De acordo com o goiano Cleber Muniz, que é estrategista de marca, o branding vai muito além de uma identidade visual bonita, pois é o que dá sustentabilidade ao negócio.
Cleber Muniz é designer de formação e, pela função, sempre desenvolveu marcas no sentido gráfico. Mas sentiu necessidade de entender um pouco de negócios. “Fiz uma série de especializações no Brasil e no exterior para entender mais sobre business. Me tornei, de fato, um estrategista de marca, depois de atender alguns clientes, montei uma consultoria”, revela.
Com o tempo, ele fez algumas formações aqui no Brasil e outras fora do país e me tornei, de fato, um estrategista de marca. Ao longo do tempo, eu fui atendendo alguns clientes, de maneira esporádica, e logo depois montei uma consultoria”, destaca.
Na sua expertise de 12 anos na área do marketing, Cleber destaca que já atendeu, ao todo, 150 clientes de vários segmentos, como advogados, no ramo da indústria, engenheiros, moda e arquitetos. Neste ano, ele finaliza com 24 trabalhos bem sucedidos de reposicionamento de marca e identificação com o público.
Riscos
Cleber Muniz explica que uma marca que não investe em branding, acaba se tornando obsoleta e correndo o risco de deixar de existir, já que o objetivo é que a marca gere valor e diferenciação em um meio que tende a ser tudo igual. Segundo ele, quem quer falar com todo mundo, acaba não se comunicando com ninguém, principalmente, na era digital.
“Vivemos na era da internet, das redes sociais, onde todo mundo pode ter a sua voz, principalmente, profissionais, como advogados, médicos, dentistas, etc. A gente vai muito para o lado do personal branding, de as pessoas construírem marcas, porque elas também são marcas”, ressalta. Além disso, ressalta que investimento em branding pode levar a empresa a ganhar novos clientes e, consequentemente, aumentar o seu lucro.
“Temos um caso real de um cliente nosso, que implantou uma estratégia de marca de branding. Em seis meses, ele teve aumento de quase 60% no seu faturamento, justamente pela percepção de valor da marca. Outros clientes, que quiseram aumentar o ticket médio do produto ou do serviço, investiram na marca. Logo depois, tiveram essa devolutiva na percepção de valor”, destaca.
Bom branding
Cleber pontua que um bom branding deve partir na identificação de todas as configurações da sua marca, por dentro e por fora, como analisar a cultura corporativa, o conceito, o modelo de negócio, entender qual é o propósito dessa empresa, a razão dela existir, o que ela entrega e como ela entrega e como ela gera experiência para o cliente.
Com os resultados em mãos, é possível olhar para o mercado, analisar as tendências e concorrentes, entender como eles se posicionam e encontrar uma brecha de mercado para você inserir, de fato, a sua marca.
“As marcas têm que ser exclusivas. Por mais que elas tenham uma extensão em público, é importante que elas conheçam e entendam o que o seu público quer ouvir, falar e se conectar com ele através da marca. Logo depois, é importante, claro, analisar quem são, de fato, nessa pesquisa de clientes, o público-alvo, percepção de valor e olhar para o modelo de negócio”, explica.
Livro
Cleber Muniz foi o único goiano que participou da criação do livro Marca que Marca: O Poder do Branding Construído, da Editora Chave Mestra. A obra tem como objetivo reunir as perspectivas da área do marketing em branding de todo o país. O estrategista destaca que o livro vem democratizar o conhecimento em branding. O livro foi lançado no mês passado em São Paulo e em Goiânia.
“Às vezes, parece uma coisa muito distante e eu sempre gosto de dizer que branding não é apenas para as grandes corporações, são para as pequenas, médias e grandes empresas. Todo mundo pode construir uma marca forte e relevante. Nesse livro, eu tenho como objetivo trazer esses conceitos e sensibilizar as pessoas à importância disso, tanto para os negócios, para as vendas, como para o marketing e para a comunicação”, frisa.