Empresária Helena Ribeiro assume presidência do Codese com a meta de tornar a capital goiana a 3ª melhor do pais em IDH.
Retirar Goiânia do sexto e passá-la para o terceiro lugar entre as capitais brasileiras com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esse é o objetivo da empresária Helena Ribeiro, que toma posse nesta segunda-feira (6/1) como a nova presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia e Região Metropolitana (Codese).
Helena Ribeiro também será a primeira mulher a tomar posse como presidente nos Codeses pelo Brasil. A empresária goiana atua no setor de terceirização de serviços empresariais e educação executiva através do Grupo EMPZ e da Faculdade ESUP.
Em entrevista ao EMPREENDER EM GOIÁS, Helena Ribeiro destaca que o Codese atuará como “um escritório de projetos da cidade” para discussão com o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel. Nome, inclusive, que Helena diz estar animada por trabalhar.
“Ele tem sensibilidade para nos ouvir e conhecimento para fazer junto. Temos as mesmas intenções. O Codese está pronto para ajudar”, ressalta. Segundo ela, Goiânia tem vários pontos para melhorar. Mas destaca que a saúde, sustentabilidade e mobilidade devem receber prioridade para “dar uma nova cara para nossa capital”.
Ela cita como exemplo a construção do anel viário de Goiânia. “É um grande projeto, que vai beneficiar não só os empresários, mas a população como um todo por causa da mobilidade”, defende.
A nova presidente do Codese explica que vai apresentar ao prefeito de Goiânia estudos realizados por uma assessoria técnica. A base de atuação da entidade para chegar na melhora significativa do IDH da capital vai ser permeada por quatro eixos: gestão pública (governança, eficiência fiscal e transparência); desenvolvimento socioeconômico; ordem pública e social; educação, saúde e bem-estar; e urbano e ambiental, que contemplam infraestrutura, mobilidade urbana e sustentabilidade.
“Nós vamos fazer bons projetos focados sobre o que precisamos melhorar. Vemos muita gente cobrando e pouca ação. Vamos ajudar para colocar Goiânia no terceiro lugar com o melhor IDH. Tenho mapeado e notado que, desde 2016, na gestão Iris Rezende, que a evolução tem sido pequena”, diz a empresária.
O Codese está presente em outras cidades brasileiras, como Maringá (PR), Manaus (AM), Caxias do Sul (RS), Brasília (DF), Frutal (MG), Uberlândia (MG) e São José do Rio Preto (SP). Helena Ribeiro destaca que são visíveis as mudanças em cidades onde os Conselhos são ouvidos e as ações são colocadas em prática.
Quem leva o mundo adiante são as MULHERES!!
Parabéns Helena…vc contribuirá para melhorar Goiânia!!!