Com cerca de 200 colaboradores, a rede goiana faz mais de 4 mil atendimentos por mês e já contabiliza mais de 120 mil clientes atendidos.
A rede goiana de Óticas Vida projeta aumento de faturamento em 10% neste ano, além de expandir suas franquias no país. Com cerca de 200 colaboradores, a empresa faz mais de 4 mil atendimentos por mês e já contabiliza mais de 120 mil clientes atendidos.
Criada em Goiânia em 2007 pelos empresários Vinícius Peixoto e José Olacir, a Óticas Vida conta com 17 lojas próprias e 10 franqueadas. Estão em Rio Verde, Jataí, Itumbiara, Catalão e Goianésia, em Goiás. Além de Ituiutaba (MG), Gurupi, Araguaína e Paraíso do Tocantins, no Tocantins.
Objetiva nomear franqueados em cidades definidas como “pequenos grandes centros”, que têm entre 80 mil a 150 mil habitantes. Por ora, prevê abertura de mais cinco lojas para 2025, com possibilidade de unidades em Mato Grosso, no Maranhão e no Norte do Tocantins.
Franquias
Conforme Vinícius Peixoto, pelos estudos já realizados, um projeto de sucesso leva em consideração ter uma ótica a cada 10 mil habitantes. Além disso, lembra, o transporte até a localidade também é levado em consideração para ter certeza de um ótimo atendimento.
“A gente procura comprometimento e entrega. Por isso, faço questão de fazer uma entrevista pessoal. Depois, vamos até o local escolhido por ele caso haja disponibilidade naquela praça. Analisamos a quantidade de médicos por habitante, o número de habitantes e a renda da população. Além, é claro, a quantidade de óticas por habitante”, afirma.
Para se tornar um franqueado, há dois modelos de negócios. A loja Prime, que leva produtos mais sofisticados e com assinaturas exclusivas para atender um público mais exigente. E a loja tradicional. O valor de investimento varia de R$ 250 mil a R$ 600 mil, com retorno girando entre 15% a 20% desse valor num prazo médio de 24 meses.
Sacada
Conforme Vinícius Peixoto, a grande sacada aconteceu com o lançamento do produto óculos urgentes, algo que não existia no mercado. Ou seja, fazer os óculos em 5 minutos. Os sócios perceberam que muitas pessoas queriam o produto e atendimento rápido, mas com excelência. “Então, nesse momento percebemos a virada”, pontua.
Vinícius explica que isso é possível porque conta com um laboratório próprio em Goiânia. As lojas, a depender da cidade, já contam com uma grade de lentes com quatro graus positivos e quatro graus negativos. Assim, a partir da escolha da armação, é feito o processo de corte nas lentes para encaixar nela, que demora cerca de cinco minutos.
Porém, o empresário explica que as lentes sob encomenda não se encaixam dentro desse tempo. “Aquele cliente que quer uma lente especial, pouco diferente, que escurece no sol ou multifocal, não é possível fazer desta forma”, diz.
Fast food
Está também nos planos da empresa ampliar os investimentos no segmento de fast food. Recentemente, Vinícius Peixoto e José Olacir se tornaram franqueados da rede americana KFC, especializada em frango frito e hambúrgueres.
Já são proprietários da unidade localizada no Shopping Passeio das Águas e estão em processo de aquisição da loja do Buriti Shopping. “Em 2025, o nosso grupo quer expandir com mais duas a três lojas da KFC em Goiânia ou em outra cidade de Goiás”, afirma Vinícius Peixoto.