As pequenas e médias empresas online de Goiás movimentaram R$ 184 milhões em 2024, segundo pesquisa.
As pequenas e médias empresas (PMEs) online de Goiás movimentaram R$ 184 milhões em 2024. É 38% a mais que o registrado em 2023. No total, 2,3 milhões de produtos foram vendidos, o que representa aumento de 35% ante o ano anterior.
Segundo dados da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina. Na análise, consideraram as vendas realizadas de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024 da base de lojistas goianos da Nuvemshop.
Sobre os meios de pagamento, o cartão de crédito representou 48,5% de todos pedidos. Seguido pelo Pix, com 45,5% do total. Em relação aos segmentos que mais faturaram em Goiás, moda (R$ 64 milhões) lidera. Seguido por saúde & beleza (R$ 55 milhões), joias (R$ 11 milhões) e Acessórios (R$ 3 milhões).
No Brasil, conforme a Nuvemshop, 7,3 milhões de consumidores compraram nos e-commerces de PMEs em 2024. Com faturamento de R$ 4,7 bilhões, 42% superior ao de 2023. Os produtos mais vendidos no período foram granola, agendas, regatas, creatina, camisetas e calças.
“O ano passado foi de grandes avanços tecnológicos para as PMEs online, impulsionado pelo aprimoramento do uso de inteligência artificial, que elevou a qualidade dos serviços oferecidos aos consumidores. A criação de estratégias personalizadas e a compreensão profunda das mudanças no comportamento dos clientes se mostraram fundamentais para o sucesso do setor”, afirma Babi Tonhela, diretora de Estratégia de E-commerce na Nuvemshop.
Segundo ela, as datas sazonais continuaram a desempenhar um papel estratégico. Com as empresas aproveitando micro tendências e desenvolvendo narrativas autênticas nas redes sociais para engajar e fidelizar seus clientes. “Essa abordagem não apenas alavancou vendas pontuais, mas também fortaleceu relacionamentos duradouros ao longo de todo o ano”, frisa.