Pesquisa mostra que os canais preferidos pelos consumidores brasileiros são sites, lojas virtuais e marketplaces.
A pesquisa E-commerce Trends 2024 mostra que 62% dos brasileiros realizam de duas a cinco compras online por mês. Sendo que 85% compram online pelo menos uma vez no mesmo período. A pesquisa, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, ouviu mais de 2 mil consumidores acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais.
O mercado de e-commerce deve movimentar R$ 186 bilhões até o final deste ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Quem compra online, tem seus canais preferidos. O levantamento mostra que os favoritos são sites e lojas virtuais (63%), seguidos dos marketplaces (60%) e aplicativos da própria marca (49%).
Quando questionados sobre o porquê da preferência pela prática virtual, os consumidores apontaram os preços mais baixos em comparação às lojas físicas (58%), praticidade de comprar sem sair de casa (57%) e promoções que só encontro na internet (56%). A maioria dos entrevistados afirma que começou a comprar online entre dois a cinco anos atrás. Para 64% deles, nos últimos 12 meses a frequência de compra pela internet aumentou.
O estudo ainda aponta crescimento para 2024: 54% dos respondentes disseram que pretendem aumentar a frequência de compras pela internet nos próximos 12 meses. Dentre os hábitos, 71% realizam as compras pelo smartphone, sendo que 65% utilizam as redes sociais para pesquisar sobre o produto antes de finalizar o pagamento.
CEO da Octadesk, Rodrigo Ricco afirma que o crescimento do comércio eletrônico está fortemente associado à busca por uma experiência de compra simplificada. “As compras online se tornaram regra. Por isso, mais do que nunca, o cenário pede por um esforço para aprimorar atender às preferências do cliente. Garantindo que o processo de compra seja ainda mais ágil e satisfatório”, afirma.
Outro ponto de atenção é sobre a segurança e o medo do usuário em relação às fraudes no processo de compra online: 92% já deixaram de comprar online por achar que a loja se tratava de um golpe.
Os canais de atendimento também desempenham um papel crucial no processo de aquisição do público.
O chat online se mantém como canal favorito (38%) e o WhatsApp (31%) cresceu em relação ao último ano, se aproximando do primeiro colocado. “Dentre os canais, o e-mail foi o menos mencionado para esta prática (5%). Portanto, é fundamental acompanhar as tendências e, principalmente, identificar quais não favorecem as estratégias do seu negócio, a fim de manter-se competitivo”, frisa Ricco.
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