sábado, 15 de março de 2025
Número de bares mais que dobrou em Goiânia em 5 anos

Número de bares mais que dobrou em Goiânia em 5 anos

Com 8,1 mil bares ativos, Goiás é o 7º estado no ranking nacional de concentração de bares.

15 de fevereiro de 2025

A capital representa 17% da concentração total de bares em Goiás 

Goiânia registrou aumento de 114% no número de bares sem entretenimento e 175% em estabelecimentos com entretenimento abertos. Segundo uma pesquisa da Datahub Big Data & Analytics, no período de 2019 a 2024.

A capital representa 17% da concentração total de bares no estado. Segunda a pesquisa, os bares sem entretenimento passaram de 99, em 2019, para 212. Já os estabelecimentos com alguma diversão subiram de 44 para 121, no mesmo período.

O levantamento trouxe ainda que Goiás conta com 8,1 mil bares ativos, ficando em 7º lugar no ranking nacional de estados com maior concentração de bares. Desse total, 61% são de bares sem entretenimento e 39% são estabelecimentos que contam com algum tipo de entretenimento.

O Brasil conta atualmente com mais de 190 mil bares. Entre as capitais, São Paulo lidera o mercado com 8.432 estabelecimentos (4,3% do total), seguido pelo Rio de Janeiro com 5,3 mil bares (2,7%) e Belo Horizonte com 3,9 mil (2%).

Para todos gostos

Para o presidente do SindiBares Goiânia, Newton Pereira, os números são reflexos do destaque que Goiânia está tendo dentro do cenário nacional quando falamos de gastronomia. Segundo ele, são vários fatores que influenciam. Desde festivais para fomentar a movimentação nos estabelecimentos, até mesmo no oferecimento de cursos para especialização.

“Tudo isso são situações que vão trazendo maior visão para os empresários e para os trabalhadores. Goiânia fez se destacando pela sua vasta diversidade gastronômica. Goiânia hoje tem pratos para todos os sabores, para todos os bolsos”, diz.

Outro ponto destacado por Newton é o fato dos bares de Goiânia sempre terem opções de entretenimento diversas para atrair o público. Ele frisa que tem estabelecimentos que contam com música ao vivo, com exposição de quadros, e até com concurso de poesia. E diz que os goianienses estão se mostrando cada vez mais exigentes.

“Existem muitos festivais gastronômicos que incentivam o goianiense ir para os bares. Isso incentiva os estabelecimentos a capricharem cada vez mais no seu cardápio”, pontua.

Goiânia terá o seu primeiro festival de comida japonesa: o Sushi Fest, em março. “O festival está sendo montado com alguns restaurantes de comida japonesa. Agora abriremos as inscrições para as demais casas participarem. Esperamos uma participação de aproximadamente 30 restaurantes de comida japonesa”, diz.

Saiba mais: Goiânia atrai grandes grupos gastronômicos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.