A Febraban informa que não haverá atendimento presencial nas agências no carnaval. Confira como pagar os boletos.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento presencial nas agências nas próximas segunda e terça feiras (dias 3 e 4/3). É o período de carnaval. As compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. O PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, funcionará normalmente.
O atendimento retoma na Quarta-Feira de Cinzas (5/3), a partir das 12 horas (horário de Brasília).
Com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Nas localidades onde as agências fecham tradicionalmente antes das 15 horas, o início do expediente bancário será antecipado. O que garantirá o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.
A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.
Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária (3 e 4) poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (5/3). O sábado não é considerado útil e, por essa razão, não há liquidação financeira.
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado). Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.