Agora é possível realizar pagamentos só encostando o celular na maquininha, como com cartões. Saiba como.
O Pix por aproximação começou a funcionar nesta sexta-feira (28/2). Agora é possível realizar pagamentos só encostando o celular na maquininha, como já acontece com cartões de crédito e débito.
Inicialmente, de acordo com o Banco Central, as transações terão um valor máximo padronizado de R$ 500. Também será possível diminuir esse valor por transação e criar um limite por dia.
Para ativar o Pix por aproximação, é necessário vincular a conta a uma carteira digital (como a Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google), parecido com o que se faz com os cartões. No momento da vinculação da conta, automaticamente direciona-se a pessoa para a instituição bancária para confirmar essa autorização.
Com a vinculação da conta, basta optar pelo pagamento por Pix, revisar se as informações estão corretas, aproximar o celular da maquininha e confirmar.
“As outras formas de iniciação, como a chave e o QR Code, continuam existindo. A funcionalidade é de disponibilidade facultativa, tanto para carteiras digitais, como para bancos e para provedores de maquininhas”, afirma o Banco Central.
Outra orientação do Banco Central é a pessoa consultar o banco no qual tem conta para saber se a funcionalidade está disponível em seu aplicativo ou em alguma carteira digital. Além disso, o Pix por aproximação é possível apenas em maquininhas habilitadas.