A China suspendeu a importação de carne bovina de três frigoríficos brasileiros nesta segunda-feira (3/3). Um deles trata-se de uma das maiores plantas da JBS em Goiás, no município de Mozarlândia. Além de unidades da Frisa, em Nanuque (Minas Gerais), e Bon-Mart, em Presidente Prudente (São Paulo).
O embargo anunciado pela Administração Geral de Alfândegas da China alegou “não conformidades nas unidades auditadas”. Os chineses frisaram que os frigoríficos não cumprem todos os requisitos sanitários nos determinados estabelecimentos.
As empresas envolvidas, já notificadas, estão adotando medidas corretivas para atender às exigências da autoridade sanitária chinesa.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), informou em nota que segue em diálogo com as autoridades competentes para garantir a rápida resolução da questão.
A entidade destaca ainda que os demais estabelecimentos habilitados seguem operando normalmente, assegurando o fluxo das exportações de carne bovina brasileira ao mercado chinês.
“O Brasil reafirma sua confiança na robustez do controle sanitário nacional, conduzido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e segue trabalhando ativamente para solucionar os questionamentos apresentados com celeridade, garantindo a segurança e qualidade da carne bovina exportada”, frisa a Abiec em nota.