A produção industrial em Goiás cresceu 0,4% em janeiro, na comparação com dezembro de 2024, segundo o IBGE.
A produção industrial em Goiás cresceu 0,4% em janeiro, na comparação com dezembro de 2024. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o aumento foi de 0,2%. Assim, o acumulado nos últimos 12 meses manteve-se positivo, com variação de 1,8%.
Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor registrou o oitavo maior crescimento no país, liderado pelo Ceará, com alta de 7,9% na comparação com dezembro do ano passado.
A alta da produção industrial goiana em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2024, está relacionada a 8 das 13 seções e atividades industriais investigadas. As que mais se destacaram: fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (58,8%) e fabricação de produtos químicos (7,5%).
No entanto, no mesmo período houve queda na fabricação de produtos alimentícios (-4,1%) na indústria em Goiás.
A produção da indústria nacional teve variação nula. Já na comparação com janeiro de 2024, houve aumento de 1,4%. Nessa base de comparação, o acumulado nacional tem alta de 2,9% nos últimos 12 meses.
Oito dos 15 locais investigados pela pesquisa avançaram na passagem de dezembro para janeiro. Além da expansão no Ceará (7,9%), também se destacou a produção industrial de São Paulo (alta de 2,4%), principal influência positiva no índice geral.
Por outro lado, Pernambuco apresentou a maior queda (-22,3%).