quarta-feira, 16 de julho de 2025
Pix parcelado deve ser lançado em setembro

Pix parcelado deve ser lançado em setembro

Segundo o Banco Central, a nova função pode oferecer uma alternativa ao cartão de crédito.

4 de abril de 2025

O Banco Central (BC) informou que o Pix Parcelado, nova funcionalidade do meio de pagamento, deve estar disponível a partir de setembro deste ano. A medida pode oferecer uma alternativa ao cartão de crédito.

A ideia é possibilitar que o pagador tome crédito para parcelar uma transação Pix, inclusive transferências. O recebedor, por sua vez, terá acesso ao valor todo no mesmo momento do pagamento.

Já o PIX como garantia de empréstimos deve passar a funcionar só em 2026, “por ser uma infraestrutura mais complexa”.

A função para empréstimos ainda está em desenvolvimento pelo Banco Central e será voltada para empresas e estabelecimentos comerciais. Ou seja, não haverá alterações no PIX para pessoa física.

Nessa modalidade, empresas ou lojistas vão poder usar os recursos futuros recebidos via PIX como garantia em operações de crédito. “O objetivo é baratear o crédito ofertado para as empresas, principalmente para aquelas cujo uso do Pix é mais relevante”, disse o BC.

Devolução

Segundo o Banco Central, os bancos também devem disponibilizar o autoatendimento, nos aplicativos, para a solicitação de devolução de operações PIX fraudulentas a partir de 1º de outubro.

Dessa forma, os clientes poderão contestar transações de forma 100% online. A solução só é aplicável para fraudes, golpes e crimes.

“A medida visa acelerar o processo de solicitação de devolução, aumentando a chance de bloquear os recursos transferidos por fraude na conta do fraudador e devolvidos para a vítima”, disse o BC.

Saiba também: Cartão de crédito, boleto e Pix lideram fraudes

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.