A baixa adesão da tecnológica nas construções foi o start para o engenheiro civil Romeu Neiva Neto criar a Coordly. Trata-se de uma startup que permite a digitalização da construção através do processamento de dados. Esse processo vem com o auxílio da tecnologia BIM (Building Information Modeling), baseada em modelos 3D inteligentes e colaborativos.
Romeu explica que com a Coordly visa ser a única fonte de informação dentro de uma obra. Desse modo, todo mundo tem uma visão uniforme dos processos. Possibilitando, inclusive, a antecipação de soluções de problemas que possam vir a acontecer dentro da construção.
Segundo ele, a ferramenta possibilita que os desperdícios dentro das obras caiam em torno de 35%. “É um número que a gente já tem aferido na construção em que o processo consegue levar à redução. Como estamos trabalhando na fase de orientação e estruturação da coordenação de projetos, conseguimos reduzir que haja desperdício de material, tempo e dinheiro dentro desses 35%”, diz.
O gargalo foi notado pelo empresário em 2011, ano em que ele finalizou a faculdade. Após esse período, realizou estágios em outras construtoras antes de ir para a empresa da família: a Innovar Construtora.
Nesse momento, Romeu conta que notou a ineficiência do processo de coordenação e gerenciamento de projetos acontecendo de maneira manual e como isso afetava o cronograma das obras. A partir daí, passou a estudar sobre o BIM. A tecnologia já era utilizada por grandes construtoras, mas ainda não estava bem estruturada dentro do mercado.
Criada em 2019, a Coordly é formada por Romeu (CEO), Carlos Barcelos (CFO), Kassio Khaleb (CTO) e mais nove pessoas no time, totalizando 12 colaboradores. A empresa fornece o software da empresa mediante a aquisição de planos. São cinco atualmente existentes para as construtoras.
A variedade dessas assinaturas ajuda a tecnologia a estar presentes em pequenas, médias e grandes empresas. Romeu explica que, para pequenas empresas ou recém-formados, onde certos processos podem estar ainda fora do orçamento, há ferramentas que podem ser utilizadas de maneiras gratuitas.
“O BIM ainda não está muito presente na pequena e média e esse é um dos fatores que a Coordly propicia. A gente tem esse plano gratuito que quebra barreiras de pequenas e médias empresas em poderem utilizar a plataforma. Para se ter uma ideia, soluções concorrentes cobram o serviço de armazenamento embutido e esse custo, muitas vezes, se torna inviável, fato que a gente acaba facilitando”, destaca.
A empresa já atua nas regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste do país. Ao todo, são 50 clientes que utilizam o software para otimizar a construção.
Visando a expansão, a Coordly, por meio de editais de fomento, conseguiu um recurso de R$ 2,5 milhões ano passado. Romeu explica que o valor irá ajudar no desenvolvimento de uma estratégia de marketing e vendas para que ela atinja outros públicos.
Além disso, ele quer utilizar a Inteligência Artificial para o processamento de dados dentro da plataforma. Para isso, há uma parceria com o Centro de Excelência de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia-UFG).
“Estamos nesse processo de ajudar na capacitação de estudantes, principalmente nesse assunto em que permeia a tecnologia e que afeta a construção civil, que carece muito de profissionais capacitados em tecnologia para atuar neste ramo”, pontua.
O empresário pontua que a empresa tem parcerias com a BIM Fórum Brasil da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com o Sebrae, onde teve atuação dos programas mais recentes do Capital Empreendedor, e que também participou do Startup Summit no ano passado.
O objetivo é tornar o BIM uma metodologia mais presente no mercado e de maneira mais acessível, principalmente, para pequenas e médias empresas.
Além disso, Romeu também montou uma empresa que ajuda na coordenação e compatibilização de processos: a DIM Inteligência em Projetos, que conta atuação de maneira regional.
“Era exatamente o que eu fazia dentro da empresa da minha família. Ela vem para somar com a plataforma, a expertise e a experiência na vivência e na coordenação de projetos do dia a dia de vários clientes”, pontua.