domingo, 27 de abril de 2025
Goiana quer conquistar a França e os EUA

Goiana quer conquistar a França e os EUA

Karine Resende produz joias e peças exclusivas em cerâmica em Goiânia que já foram expostas na Itália.

8 de abril de 2025

Karine Resende já fez uma coleções de joias inspiradsa em Antônio Poteiro, na Art Déco e até homenageando as próprias filhas

A paixão por acessórios contribuiu para que a empresária goiana Karine Resende Brasil fizesse uma transição de carreira. Ela deixou de ser professora universitária na área de Turismo e Hotelaria para confeccionar joias e peças exclusivas. Tendo como a principal matéria-prima a cerâmica.

Com as peças, Karine Resende já conseguiu participar da Semana de Joias de Milão, na Itália, em outubro do ano passado. Agora, quer fazer com que as suas peças cheguem nos mercados da França e dos Estados Unidos.

A jovem empreendedora conta que sempre foi apaixonada por acessórios, como anéis, brincos, pulseiras, entre outras. Mas nunca tinha se aventurado em fazer algo do tipo. Entretanto, após a maternidade, decidiu que não queria seguir mais na carreira de docente universitária.

Em uma viagem ao interior de Minas Gerais, se encantou com o trabalho de Paula Unger, uma ceramista. Ao retornar para Goiânia, Karine decidiu se matricular no Basileu França. Descobriu que era algo que queria investir. O que começou como um hobby acabou se tornando a nova profissão.

De início, a nova empresária se aventurou em objetos diversos, como vasos, luminárias, entre outros. Durante a pandemia, decidiu investir nos acessórios em um processo totalmente autoditado.

“Fiz minhas primeiras joias de maneira experimental. Fui aperfeiçoando com o que gostava. Não fiz um curso totalmente voltado para joias. No Basileu, participei de um curso de cerâmica geral, onde aprendi a fazer diversos objetos. Eu peguei a técnica que aprendi lá e comecei a desenvolver as minhas próprias joias”, explica.

Inspiração

Para ela, a inspiração para as joias vem das vivências, do que sente e até por onde passa. A primeira coleção, que contou com mais de 30 peças, foi inspirada no Art Déco, estilo arquitetônico que é muito expressivo em Goiânia. Mas, segundo ela, pouco valorizado. Com esse trabalho, participou da Casa dos Criadores, evento dedicado à moda autoral e lançadora de novos talentos brasileiros.

Karine também já fez uma coleção de joias inspiradas em Antônio Poteiro e até mesmo criações homenageando as próprias filhas. Decidiu ressignificar a dor que sentiu ao descobrir uma cardiopatia grave em uma das filhas, que correu risco de vida durante quatro anos. Em alegria, desenvolveu peças em formato de coração. Além disso, criou uma linha que batizou de Segredos dos Olhos de Luísa, em homenagem a outra filha.

Produção

Karine diz não contabilizar quantas peças já fez ao longo do tempo, mas acredita que já passam de 1 mil. A criação e execução são processos que variam de peça para peça, feitos somente por ela. Segundo a empresária, tem peça que é criada em questão de minutos e outras que podem demandar meses para serem elaboradas e ficarem prontas.

As primeiras peças foram produzidas na sacada do prédio em que vivia. Pela demanda, as peças foram tomando a sala, o escaninho até que ela e o marido perceberam que era hora de mudar. Uma casa no Setor Sul, em Goiânia, atualmente conta com o seu ateliê, aberto a visitantes.

Por causa do processo artesanal, Karine prefere participar de feiras e eventos. Segundo ela, isto dá tempo para emergir no processo criativo e fazer a quantidade de peças necessária para exposição. Inclusive, visando o retorno financeiro.

As peças já chegaram ao São Paulo Fashion Week, e em outras feiras na capital paulista, do Rio de Janeiro, Brasília, entre outras. Atualmente, Karine está na produção de 20 esculturas de mesa que servirão de brindes do casamento entre uma brasileira e um canadense. Além das cerâmicas, ela também utiliza outros metais e até couro na produção das peças.

Leia também: Empresária ganha mercado em cima do salto alto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.