terça-feira, 13 de maio de 2025
Petrocity inicia desapropriações para a Centro-Leste

Petrocity inicia desapropriações para a Centro-Leste

Ferrovia tornará Mara Rosa (GO) um ponto logístico estratégico para diferentes rotas ferroviárias e marítimas.

30 de abril de 2025

“Houve um avanço muito importante para o Brasil com a criação da alternativa das ferrovias autorizadas”, disse José Roberto Barbosa

O Grupo Petrocity iniciou o processo de desapropriações de terrenos ao longo dos 2,1 mil quilômetros do traçado da nova ferrovia que passará por Goiás. Chamada de Corredor Centro-Leste, terá as obras iniciadas em 2027 e previsão de entrar em operação até o final de 2031.

As desapropriações envolvem áreas do Norte do Espírito Santo até o município de Mara Rosa (GO). Para esta fase, os investimentos podem chegar a R$ 1,2 bilhão.

“A Petrocity já contratou uma empresa para realizar o levantamento junto aos cartórios, com as matrículas das áreas e os proprietários. Vamos iniciar o processo junto aos municípios e aos estados de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e o Distrito Federal”, disse José Roberto Barbosa, presidente do Grupo Petrocity.

Interligação

O complexo ferroviário envolve os trechos entre Barra de São Francisco-Brasília, Brasília-Mara Rosa (GO), São Mateus-Barra de São Francisco-Ipatinga e Corumbá de Goiás-Anápolis.

Também vai integrar 11 portos secos (centros logísticos industriais e aduaneiros), inclusive o de Anápolis, e um porto marítimo. Além de interligação com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) e Ferrovia Norte-Sul.

“Nós estamos próximos da casa de 10 mil documentos produzidos para atender o termo de referência ambiental. Até setembro a Petrocity deve entregar ao Ibama o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental”, disse o presidente.

O investimento total para a construção dos quatro trechos das ferrovias está na casa dos R$ 23 bilhões. “Houve um avanço muito importante para o Brasil com a criação da alternativa das ferrovias autorizadas. Com isso, nós teremos uma facilidade muito maior para aumentar a malha ferroviária e atender melhor no transporte de carga através de trilhos do Brasil”, afirmou Barbosa.

Impacto para Goiás

A ferrovia poderá impulsionar o transporte de grãos, minérios e outros produtos, além de migrar cargas rodoviárias para as ferrovias e a cabotagem. Com a interligação com outros modais, o município de Mara Rosa (GO) se tornará um importante entroncamento ferroviário, praticamente equidistante dos principais portos dos Arcos Norte, Sul e Leste.

Com isso, fomentará a competitividade da economia goiana entre os portos de Itaqui (MA), Santos (SP) e São Mateus (ES), com possível conexão até o Porto do Açu (RJ). Essa posição estratégica tornará Mara Rosa um ponto central para avaliar a eficiência logística de diferentes rotas ferroviárias e marítimas rumo a destinos internacionais, especialmente Europa e China.

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