terça-feira, 13 de maio de 2025
Tecnologia de nanofertilizantes é lançada em Goiás

Tecnologia de nanofertilizantes é lançada em Goiás

Primeiros resultados mostram aumento de produtividade entre 10% e 15% nas lavouras que utilizam a nova tecnologia.

9 de maio de 2025

Os nanofertilizantes desenvolvidos pela IFFCO apresentam diferenciais importantes frente aos produtos convencionais.

A mais nova tecnologia de fertilização foi lançada nesta semana em Morrinhos (GO), durante a feira Agrotecnoleite Complem. Possível graças a uma parceria entre as cooperativas goianas Central Rede de Abastecimento e Complem, com o Sistema OCB/GO.

Desenvolvida e patenteada pela maior cooperativa da Índia, a Indian Farmers Fertilizer Cooperative (IFFCO). A empresa Nanofert, representante da IFFCO no país, trouxe a tecnologia para o Brasil e prepara a instalação de uma fábrica em Curitiba (PR).

A cooperativa Central Rede firmou parceria com a Nanofert para ser a representante exclusiva da distribuição dos produtos. Principalmente para cooperativas em Goiás, Tocantins, Mato Grosso e parte de Minas Gerais.

Os nanofertilizantes desenvolvidos pela IFFCO apresentam diferenciais importantes frente aos produtos convencionais. Mais facilmente absorvidas pelas plantas, as nanopartículas oferecem maior rendimento, menor impacto ambiental e mais fáceis de transportar e aplicar.

Produtividade

Em propriedades de Goiás onde já foram realizados testes com o uso da tecnologia, os resultados mostraram aumento de produtividade entre 10% e 15%. “É uma tecnologia feita por uma cooperativa e agora distribuída por outra cooperativa. O objetivo é fortalecer o produtor, seja ele pequeno agricultor familiar ou uma grande cooperativa”, destaca Bruno Ribeiro, diretor executivo da Central Rede.

A linha de produtos atende diversas culturas, com foco na soja e no milho, principalmente, mas com grande potencial para os cultivos de algodão, cana-de-açúcar e fruticultura, fundamentais para a economia agrícola do Estado de Goiás.

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, liderou recentemente uma missão de cooperativas goianas à Índia, que possibilitou o contato com a IFFCO e o conhecimento da tecnologia. “Esperamos que esse seja o início de um processo contínuo de trocas comerciais e tecnológicas, que proporcione crescimento das cooperativas goianas e garanta mais renda aos nossos cooperados”, disse.

Saiba também: Goiás ainda tem baixa conectividade no campo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.