A GAC, gigante chinesa do setor automotivo, vai construir fábrica em Catalão (GO). O anúncio aconteceu por meio de um comunicado oficial da empresa, logo após o encontro do seu presidente Wei Haigang com o presidente brasileiro Lula, em Pequim. A montadora anunciou que deve investir US$ 1,3 bilhão (mais de R$ 7 bilhões) no Brasil.
“Com grande entusiasmo, a GAC, uma das maiores montadoras da China, comunica sua chegada ao Brasil com o objetivo de transformar o panorama da indústria automotiva”, destacou a empresa no informativo.
A GAC vai estrear no Brasil com modelos a combustão, híbridos e elétricos – o primeiro lote com 300 elétricos já chegou. Mobilidade sustentável e tecnologia avançada é a promessa da empresa.
A marca consolida o real interesse de montadoras chinesas pelo Brasil, seguindo os anúncios de BYD e, mais recentemente, GWM. Ambas, aliás, já têm suas próprias fábricas no país.
Mesmo sem detalhar os modelos escolhidos para o mercado brasileiro neste primeiro momento, a GAC já havia antecipado alguns detalhes de produtos. Abrangem desde veículos a combustão a até opções híbridas e totalmente elétricas.
Em um primeiro momento, o mercado aposta nos modelos elétricos da linha Aion – como o SUV Y Plus e o sedã ES; o SUV híbrido GS4, já flagrado no Brasil. Além d o SUV Hyptec HT, da linha premium da empresa, já em um plano futuro.
A empresa também revelou, no material distribuído à imprensa, que o primeiro carregamento de 300 veículos 100% elétricos já aportou no Brasil. “Este passo inicial representa o começo de uma nova jornada rumo à mobilidade sustentável e à incorporação de tecnologias de ponta”, ressaltou a fabricante.