As vendas do varejo goiano subiram 2,4% em março, melhor resultado para o mês desde 2009, segundo o IBGE.
As vendas do comércio varejista goiano subiram 2,4% em março, a segunda maior alta do país, atrás apenas da Paraíba (3%). Também é o melhor resultado para o mês desde 2009. Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (15/5) pelo IBGE.
Na comparação com março de 2024, houve crescimento de 0,4%, o 16º consecutivo em relação ao mesmo mês do ano anterior. Com isso, a variação acumulada nos últimos 12 meses está positiva em 3,6%.
A pesquisa destaca o crescimento de 21,4% das vendas de móveis e eletrodomésticos, em relação a março de 2024. Também registrou alta nas atividades de livros, jornais, revistas e papelaria (18,7%) e de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,5%).
Entretanto, as vendas de combustíveis e lubrificantes continuam em queda no estado: -6,5% em março.
Considerando o comércio varejista ampliado, os setores de veículos, motocicletas, partes e peças e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo registraram quedas de 8,3% e de 2,2%, em relação a março de 2024. Ambas as atividades ficaram negativas no acumulado do ano, com -1,9% e -5,2%, respectivamente.
Já o segmento de material de construção registrou alta de 0,7% em março, acumulando variação positiva de 0,9% nos três primeiros meses do ano.