sexta-feira, 20 de junho de 2025
Da venda de paçoca para o sucesso com drinks na Zimbro

Da venda de paçoca para o sucesso com drinks na Zimbro

Depois de vários tipos de negócios, empresário encontra sucesso pessoal e profissional no filão de coquetelaria em Goiânia.

17 de maio de 2025

Benício Calaça oferece drinks com mais de 40 sabores e dos mais diversos ingredientes: como mangaba, cagaita e até de pequi

O espírito empreendedor sempre fez parte da vida de Benício Calaça. Ainda na infância, começou vendendo paçoca nas escolas onde estudava em Goiânia. Depois, entrou no segmento de roupas fitness e, posteriormente, de revenda de automóveis de luxo. Mas nunca ficou satisfeito.

Para além de lucro, o jovem empresário acredita que sempre poderia fazer algo que também transformasse a vida das pessoas. Parece ter encontrado o negócio certo para isto ao entrar no segmento em que atualmente está consolidado: de alimentos e bebidas. Benício é proprietário do Zimbro Cocktails & Co., um bar na Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista.

Ao EMPREENDER EM GOIÁS, Benício se apresenta como um cara disruptivo. Que quer ajudar a quebrar uma cultura do indivíduo cada vez mais solitário em uma tela de computador. E colocá-lo em contato real com outras pessoas durante uma conversa bem-humorada.

O empresário conta que, logo após o divórcio, fez uma imersão do Empretec, do Sebrae. Trata-se de um programa de formação de empreendedores que acontece por meio de um seminário intensivo. Como trabalho de conclusão de curso, Benício precisava criar um negócio que desse lucro.

Prazer e negócio

Ele uniu o que até então era hobby: cozinhar, com um ambiente que pudesse canalizar uma boa conexão entre os presentes, aliados a uma boa comida, bebidas e conversa fiada. Nessa altura do campeonato, o empresário estava com uma loja de vendas de automóveis própria, que serviu como sede deste seu “experimento”.

“Trabalhava na Pecuária de Goiânia em 2017 e, quatro dias antes de terminar o evento, conheci o gin. Não era uma bebida que a gente tinha aqui. Fomos para São Paulo e lá todo mundo bebia gin. Isso era novidade, eu era tomador de cerveja e whisky”, pontuou.

Neste momento, Benício percebeu que havia um nicho para esse negócio. Ele convida um amigo para ser sócio e recebe seu primeiro não. A ideia ainda ficou madurando na cabeça do bartender. Decidiu retornar a São Paulo e voltou com uma caminhonete cheia de gins, com uma proposta de Domingos Meirelles, dono do Gin Clube Brasil.

Mas Benício preferiu chamar mais uma vez o amigo para abertura do Zimbro Gin & Tonic e Bar. A empresa nascia em 2017. Por anos, funcionou no Metropolitan Mall. Mas, com o passar do tempo e sucesso do estabelecimento, a mudança de local se tornou inevitável e o melhor local. Já na badalada Avenida Ricardo Paranhos, acontece a transição da bandeira para Zimbro Cocktails & Co.

Drinks

Ele mesmo desenvolve a lista de drinks que oferece no Zimbro Cocktails. São mais de 40 sabores ativos e dos mais diversos ingredientes: como mangaba, cagaita e até de pequi. Segundo o empresário, um dos seus objetivos é sempre mudar semestralmente a carta de drinks. Atualmente, essa atualização acontece anualmente.

A qualidade dos seus drinks tem ganhado reconhecimento. Um deles, feito com mutamba, está no Restaurante Verde, do chef Henrique Pontes, indicado para o maior prêmio de gastronomia do país.

Benício destaca que seu estabelecimento atende 28 mil pessoas por ano, média de 2,3 mil pessoas a cada mês. Além disso, consegue fazer a produção de 400 drinks por dia. São nove funcionários que o auxiliam nesta jornada. O Zimbro Cocktails chegou a funcionar durante dois turnos. Mas, com um processo de eficiência, conseguiu manter os lucros em apenas um período e com menos funcionários.

“Chegamos a ter 31 colaboradores. Trabalhávamos no almoço e no jantar. Eram 17 pessoas durante o dia e 14 à noite. Consegui com eficiência, processo e gestão ter uma equipe de 24 colaboradores. Hoje a gente abre só num período, com 9 pessoas, faturando o mesmo que nos dois turnos”, explica.

O empresário e bartender consegue fazer a produção de 400 drinks por dia

Bartender

Mas os desafios não pararam de bater na sua porta. Benício conta que se transformou em bartender por necessidade, após ser abandonado por dois funcionários que cuidavam dos drinks. Ele começa a desenvolver suas habilidades na coquetelaria e estudar mais sobre o tema.

Logo passou a participar de campeonatos de coquetelaria. Ficou entre os dez melhores no World Class Brasil, algo inédito para Goiânia. E também no campeonato da Campari, onde foi julgado por grandes nomes no ramo.

Redes sociais

Atualmente, Benício administra o bar sozinho. Destaca que quer colocar na prática algo que sempre esteve na sua cabeça: fazer um bar nos moldes de pubs nova-iorquinos e europeus. “Uma coisa mais solta, mais despojada, que as pessoas possam ficar em pé, um ambiente mais descontraído. Antes, era uma ideia mais sisuda, coisa mais classuda, pautadas na elegância. Acho que a elegância não conecta, ela cria soberba. Eu prefiro conectar com pessoas e, por isso, eu tenho mudado essa bandeira”, diz.

O empresário utiliza muito bem as redes sociais para se conectar com as pessoas onde relata a sua história e fala mais sobre como as bebidas podem ajudar na criação dessa conexão. Ele afirma que não faz marketing nas redes sociais para aumento de seguidores ou lucratividade, mas para impactar na vida das pessoas.

O jovem empreendedor tem planos para o futuro, embora prefere ainda não revelar. Sem dar muitos detalhes, diz apenas que planeja dar “irmãozinhos” para o Zimbro, com temáticas diferentes, mas dentro do ramo da alimentação.

Leia também: Empresária goiana supera desafios e consolida o Calliandra

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.