domingo, 13 de julho de 2025
Empresário inova com totens de videomonitoramento

Empresário inova com totens de videomonitoramento

Grupo Módulo tem investido em tecnologia para integrar o sistema privado de monitoramento com as forças policiais.

28 de maio de 2025

Fabrício Costa prevê crescimento de 400% no número de torres com câmeras de segurança em Goiânia.
Fabrício Costa prevê crescimento de 400% no número de torres com câmeras de segurança em Goiânia.

Uma empresa goiana tem ganhado espaço no ramo de segurança, com uso de tecnologia e inteligência artificial. O Grupo Módulo Segurança tem implantado totens inteligentes em vários bairros de Goiânia e em algumas cidades no interior goiano. O objetivo é aumentar a sensação de segurança e inibir ações de criminosos.

Chamados de sentinela, os totens contam até com alerta de pets perdidos através de QR codes afixados nesses aparelhos. Equipados com inteligência artificial, podem fazer leitura automática de placas de veículos (LPR) e identificar mudanças na rotina para gerar alertas instantâneos às polícias. O que permite resposta rápida a situações de risco.

A torre conta com giroflex, o que auxilia a inibir crimes ao destacar o monitoramento da área em cooperação com a segurança pública. As imagens, apesar de ser um sistema de segurança privada, são compartilhadas com as forças policiais.

“A pessoa faz a leitura do QR Code e informa mais alguns detalhes. Essas informações caem no sistema e já começam as tratativas. Se for caso de chamar a polícia, a gente aciona. Se for um pet perdido, entramos em contato com a pessoa para poder saber para onde foi a região, qual lugar que ele estava passando, como que é o animal, para a gente poder procurar nas câmeras que fazem parte da nossa rede”, explica o diretor Fabrício Costa.

Crescimento

Atualmente, apenas em Goiânia, são mais de 70 totens, o que dá em média 280 câmeras compondo o sistema de monitoramento da capital. A expectativa é que, neste ano, a empresa cresça 400% no número de torres com câmeras de segurança instaladas nas ruas de Goiânia.

Fabrício explica que, para instalação do totem, avalia cada caso de maneira individual. Cada torre pode ter até quatro câmeras anexadas. Segundo ele, esses totens podem ser colocados em pequenas cidades para ajudar no videomonitoramento e com possibilidade de distribuição de imagens para a prefeitura.

“Podemos liberar nossas imagens para a guarda municipal, que terá acesso 24 horas por dia. Imagina uma cidade pequena, que não tem uma população muito extensa, mas que enfrenta furtos, pequenos delitos, entre outras coisas. Isso gera uma sensação de segurança para aquela região, afastando dali a criminalidade com um sistema inteligente que consegue identificar quem está entrando e saindo daquele local”, destaca,

Grupo Módulo

Fabricio, que é natural de Jataí, conta ainda muito novo mudou para Cuiabá (MT). Em 1999, ele abriu a empresa ao ver um nicho a ser explorado e querer entender mais sobre o sistema de videomonitoramento. Em 2004, percebeu que Goiânia tinha grande potencial e decidiu transferir sua empresa para a capital goiana, onde tem 23 colaboradores.

Ele afirma que investir na tecnologia foi fundamental ao longo dos anos. No início, se fazia necessário o uso de vários equipamentos para filmagem e armazenamento das imagens. O sistema era totalmente analógico e com alcance bem limitado. Atualmente, o grupo conta com câmeras que gravam em até 8K de resolução.

Segundo o empresário, há totens em Terezópolis de Goiás, Anápolis, Guapó, Varjão e Goiatuba. Há tratativas em andamento em cidades de outros estados, como Fortaleza (CE). Ele explica ainda que os totens são ligados a energia do condomínio e que, caso haja alguma queda de luz, os aparelhos podem funcionar cerca de 40 minutos com auxílio de nobreaks.

Integração

A empresa ainda realiza integração com o Córtex, um programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e com o Alerta Brasil, uma plataforma da Polícia Rodoviária Federal. “Se a câmera identifica a placa de um carro roubado, o alerta chega instantaneamente às forças policiais que utilizam essas plataformas. Uma parceria público-privada que amplia o alcance da segurança e traz mais tranquilidade para quem vive e trabalha nessas áreas monitoradas”, pontua.

Outro exemplo que tem auxiliado na sensação de segurança é o uso de inteligência artificial que mapeia a rotina na área monitorada para gerar alertas quando algo muda. Ela possibilita o envio de avisos aos moradores e comerciantes quando há presença e permanência de pessoas em áreas sensíveis, como a entrada de casas ou portões de garagem.

Além disso, há parceria com o Connecta Goiás, que une empresas do setor para fornecer as imagens à polícia, Aliás, algo Fabrício projeta ser maior ainda nos próximos meses, como a possibilidade de união no banco de dados para identificar pessoas foragidas com o uso da leitura facial, tecnologia já disponível na empresa. “Todos os dias estamos instalando de dois a três totens. Então acredito que esse crescimento deva acontecer bem rápido”, afirma.

Leia também: Amizade é ponto de partida para negócio de sapatos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.