A Organização Mundial de Saúde Animal reconheceu oficialmente que o Brasil é zona livre de febre aftosa sem vacinação.
A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) reconheceu oficialmente que, a partir de agora, o Brasil é zona livre de febre aftosa sem vacinação. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (29/5), durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia dos Delegados Nacionais, em Paris.
Goiás está entre os estados brasileiros que contribuíram decisivamente para essa conquista. Já havia sido reconhecido há mais de um ano, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), como estado livre da febre aftosa sem vacinação.
O governador Ronaldo Caiado ressalta o trabalho de parceria entre o Estado, entidades do setor e pecuaristas para alcançar o resultado positivo. “É um momento histórico para Goiás. Já tínhamos o reconhecimento nacional, mas esse reconhecimento internacional agora coloca a produção goiana em outro nível de excelência”, afirmou.
De acordo com o presidente Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a certificação insere Goiás no seleto grupo de regiões aptas a exportar produtos de origem animal para os mercados mais exigentes do mundo. Como Japão e União Europeia.
“Esse marco reforça nosso compromisso com a sanidade animal e representa um salto de competitividade para toda a cadeia produtiva goiana”, disse.
“A conquista do status de livre de febre aftosa sem vacinação representa um novo patamar para a pecuária goiana. É fruto de um trabalho técnico, integrado e comprometido com a sanidade animal. Fortalece a confiança nos nossos produtos e abre portas para novos mercados internacionais”, enfatizou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo Rezende.