sexta-feira, 20 de junho de 2025
Pix Automático: saiba como vai funcionar

Pix Automático: saiba como vai funcionar

Nova modalidade de pagamento começa a funcionar em 16 de junho.

3 de junho de 2025

O Banco Central lança nesta quarta-feira (4/6) o Pix Automático. No entanto, a ferramenta entrará em vigor para todos os bancos que possuem Pix no dia 16 de junho. Com isto os pagamentos recorrentes de luz, água, condomínio, escola, academia, serviços por assinatura podem ser feitos dando uma autorização prévia pelo app da conta, sem precisar autorizar cada pagamento.

O usuário pode escolher receber ou não notificações no agendamento para conferir se o valor está correto, se terá saldo suficiente e quando o pagamento é efetivado. E desabilitar o uso de linha de crédito pré-aprovada, como o cheque especial.

Para que entre em operação no dia 16 sem maiores dificuldades por toda a base de clientes, uma série de testes foi estabelecida pelo Banco Central. Os testes começaram em 28 de fevereiro e serão feitos até a próxima sexta-feira, dia 6.

O BC diz que estão sendo avaliados aspectos como a conectividade entre as instituições, a implementação técnica das APIs (interfaces de programação), o atendimento a requisitos de experiência do cliente (UX), entre outros.

Entenda como funciona:

  • Quem recebe o pagamento do Pix Automático é sempre uma conta de pessoa jurídica (PJ).
  • O valor pode ser fixo ou variável. É possível delimitar um valor máximo a ser gasto com aquela conta. Ao mesmo tempo, a empresa que recebe o pagamento também pode definir um valor. Uma academia, por exemplo, pode estabelecer o valor mínimo de R$ 50 se esse for o seu plano mais barato.
  • É possível usar o Pix Automático para pagamentos com vencimentos semanal, mensal, trimestral, semestral ou anual. Não há prazo máximo e nem um número máximo de agendamentos previstos.
  • Por padrão, a cobrança é agendada entre dois a dez dias antes da data de vencimento.
  • Duas tentativas de cobrança são feitas no dia do vencimento. Caso não haja saldo na conta, três novas tentativas posteriores serão feitas, conforme regras definidas pelo Banco Central. Se o pagamento ocorrer com atraso, os juros e multas são cobrados no pagamento seguinte.

Saiba mais: Pix movimentou R$ 27 trilhões em 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.