O segmento de vestuário, calçados e acessórios deve liderar as vendas, sendo o responsável por 40% do total.
O comércio varejista brasileiro deve movimentar R$ 2,75 bilhões neste Dia dos Namorados. Segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Confirmado, representará um incremento de 3,2% em relação a 2024.
A expectativa otimista se apoia na melhora do cenário do mercado de trabalho, cuja taxa de desocupação atingiu 7% no primeiro trimestre de 2025. E na elevação do poder de compra dos consumidores em 4%, no comparativo com o ano passado. Tais números impulsionaram a renda total da população ocupada em 6,9%, desempenhando papel relevante no estímulo ao consumo.
“Mesmo com pressões sobre o orçamento das famílias, observamos fatores que podem contribuir para um desempenho relevante do varejo na data. Renda mais robusta e hábitos de consumo consolidados para o Dia dos Namorados devem garantir presença significativa no comércio”, afirma o presidente do Sistema CNC, José Roberto Tadros.
Entre os segmentos com maior destaque, o de vestuário, calçados e acessórios deve aparecer na liderança. Com 40% do total previsto nas vendas, faturando R$ 1 bilhão. Em seguida, utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com R$ 806 milhões (29%).
“Apesar do custo elevado do crédito e do comprometimento de parte da renda das famílias com dívidas, a maior capacidade de consumo proporcionada pelo mercado de trabalho pode compensar esses fatores”, analisa o economista da CNC Fabio Bentes.
O especialista ainda pondera que, não fosse a taxa média de juros para o crédito ao consumidor com recursos livres estar em 56,4% ao ano, o aumento seria ainda mais expressivo.