As vendas de veículos novos cresceram 7,4% nos cinco primeiros meses do ano no estado em relação ao mesmo período de 2024.
Nos primeiros cinco meses deste ano, o mercado automotivo registrou a venda de 14.115 novos veículos em Goiás, incluindo automóveis, comerciais leves, motos, caminhões e ônibus. Trata-se de um aumento de 7,4% em relação ao total comercializado no mesmo período do ano passado (13.143 unidades).
Segundo dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Automotores de Goiás (Sincodiv-GO) e da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias no Brasil. Foram consideradas as vendas no varejo e para empresas.
Há novidades no ranking dos 20 veículos mais vendidos no período. A Ford Ranger, com 1.345 unidades comercializadas, ultrapassou a Toyota Hilux (1.333). Outro destaque é que o BYD Song Plus passa a fazer companhia ao Toyota Corolla Cross.
Entre os 20 veículos mais vendidos estão seis picapes: Fiat Strada (líder absoluta), Ford Ranger, Toyota Hilux, Fiat Toro, Chevrolet S10 e Volkswagen Saveiro). Além de 10 SUVs: Hyundai Creta, Honda HR-V, Toyota Corolla Cross, Volkswagen T-Cross, Fiat Fastback, Caoa Chery Tiggo 7, Jeep Compass, Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus e BYD Song Plus. E 3 hatchs compactos: Volkswagen Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.
O diretor-executivo do Sincodiv-GO, Lincon Vargas, avalia como positivo o desempenho do mercado automotivo goiano. “Mesmo diante de um cenário macroeconômico nacional desafiador, que trouxe alta de juros e a péssima notícia do possível aumento do IOF”, frisa.
Em maio, Goiás registrou o financiamento de 22,7 mil veículos, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número representa redução de 1,3% em relação ao mesmo período de 2024. No comparativo com abril, houve alta de 5,1%.
No segmento de autos leves, foi registrada retração de 0,4% frente ao mesmo período do ano passado e crescimento de 4,7% comparado ao mês anterior.
O financiamento de motos caiu 9,4% na comparação com maio de 2024 e de 2,5% em relação a abril de 2025. O número de financiamentos de veículos pesados no Estado foi 14,1% menor em maio, em base anual, e 6,3% mais alto frente a abril.