“Goiás tá na moda”. Assim que o empresário Alexandre Peixoto Mota começa a entrevista ao EMPREENDER EM GOIÁS ao falar da sua loja online de camisetas: a Pé Rachado. A empresa tem ganhado as redes sociais com estampas que remetem à cultura goiana, como frases e elementos que só se encontram em Goiás.
A loja é recente, criada em março deste ano. Até o momento, quem se interessa pelos produtos só consegue adquiri-los através da internet. Alexandre explica que já tinha se aventurado em outros ramos quando falamos em empreender, como uma loja voltada para o agro e para viagens. Entretanto, não conseguiu acertar bem o público das propostas que ele desenvolveu.
A ideia de criar camisetas com expressões goianas veio após passar um período fora do país, quando teve um conhecimento melhor na área de designer gráfico. O objetivo de tudo era encontrar algo que se tornasse a sua principal fonte de renda. Mota retornou ao Brasil e se deparou com a possibilidade de fabricar camisetas sob demanda.
“A gente pode desenvolver as estampas das camisetas, mas não precisa fabricar as camisetas e ter estoque. Uma fábrica de uma marca de roupa muito forte no Brasil, que é a Reserva, disponibiliza isso. Ou seja, possibilita a fábrica dela para pessoas criarem suas artes, desenvolverem seu site e venderem. Eu achei isso uma ótima oportunidade”, destaca o pequeno empresário.
Com isso, Alexandre Mota passou a desenhar as artes contendo as expressões da cidade, como o nome da cidade de Faina, estilizado com a da série americana Friends. Ou Pequi’s sendo impresso como a mesma cor e símbolo da marca americana Levi’s, ou uma pamonha em formato de coração. Ou ainda como alguém desbravando o pequi e o reconhecendo como patrimônio goiano.
Alexandre destaca que o objetivo era expressar o amor e a valorização do estado. Mas também por entender que Goiás, nos últimos tempos, tem se tornado orgulho para os goianos. “Nós estamos em um momento em que os goianos não estão se escondendo atrás da cultura de outros estados. Nós estamos escancarando e exportando coisas para todo o Brasil. Estamos nos tornando cada vez mais protagonistas”, destaca.
Ele explica que o modo de produção sob demanda o ajuda a focar cada vez mais na criação e no marketing do negócio. As coleções levam em consideração vários fatores para sua criação, como, por exemplo, épocas do ano. Antecipa que está em desenvolvimento uma coleção voltada para o Araguaia, principal destino turístico nas férias dos goianos.
Alexandre Mota conta que, apesar de valorizar muito a cultura goiana, 50% das vendas ocorrem para fora de Goiás, como São Paulo, Santa Catarina e Brasília. Conta que tem prezado pela qualidade das camisetas e também das estampas para que elas não desbotem com facilidade.
“A Reserva já tem um processo diferente, faz a impressão diretamente na camiseta. Diferente daquele processo que você coloca numa prensa e ela passa para camiseta. Ela entra numa impressora, e a impressão já sai direto no tecido”, diz.
Mota pretende criar uma loja física da Pé Rachado. “Os clientes me pedem muito para montar uma loja em Goiânia porque, às vezes, querem dar algo de presente e não tem como entregar com essa velocidade. Atualmente, em até sete dias, o comprador recebe a encomenda. Mas, para isso, eu teria que mudar muitos processos. Mas esse é um plano que eu vou começar a pensar no segundo semestre”, afirma.