O celular é uma das principais ferramentas dos pequenos negócios para faturar mais e crescer. É o que aponta levantamento da HostGator, no qual 45% dos entrevistados planejam intensificar a produção de conteúdo para as redes sociais utilizando o smartphone.
O dado acompanha a análise realizada pelo Sebrae na 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, ao destacar que 72% dos empreendedores vendem utilizando redes sociais, aplicativos ou a internet.
A pesquisa do Sebrae também apontou que o WhatsApp (81%) e o Instagram (60%) são as redes sociais com maior engajamento de empreendedores. Pensando nisso, a entidade elaborou o Guia de Vendas para as Redes Sociais com uma série de conteúdos sobre as ferramentas oferecidas pelas plataformas e a melhor forma de utilizá-las.
Além da produção de conteúdo, o levantamento da HostGator detecta que cerca de metade dos entrevistados aponta a falta de conhecimento técnico como o principal desafio enfrentado no ambiente digital.
Capacitação
Para levar conhecimento para os empreendedores, o Sebrae disponibiliza uma série de cursos gratuitos. Uma dessas ações é o UP Digital, que é realizado ao longo de duas semanas de imersão no mundo do empreendedorismo com mentorias particulares e aulas ao vivo.
O programa é voltado para todos os setores, segmentos e portes – microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
Na jornada de Marketing Digital, frisa o Sebrae, o empreendedor vai descobrir quem é o seu cliente e como ele chega ao seu negócio; como se posicionar nos canais digitais; como criar conteúdo autêntico e com baixo custo; usar as redes sociais para vender mais e faturar em marketplaces; e monitorar e melhorar seus resultados.