Região de Campos Verdes guarda uma das jazidas mais valiosas do mundo e que tem atraído interesse da China.
O município de Campos Verdes (GO), a 272 quilômetros de Goiânia, tem 44 anos de fundação e menos de 5 mil habitantes. Mas guarda uma das jazidas de esmeraldas mais valiosas do mundo. Segundo levantamentos geológicos recentes, está avaliada em R$ 5 bilhões. Sendo que 90% ainda se encontra no subsolo.
Este potencial tem despertado a atenção (e cobiça) não apenas de mineradores brasileiros, mas também de estrangeiros. Especialmente da China. Atualmente, a produção gira na casa de uma tonelada por mês. Mas com potencial de crescer. E rápido.
A grande reserva no subsolo se deve a exploração quase artesanal nas últimas quatro décadas. Inclusive, a retomada da produção se deu há apenas 8 anos. Agora, de forma mais profissional, com dados aerogeofísicos.
No mês passado, o governo de Goiás assinou convênio de parceria com o Instituto Brasileiro de Gemas, Ensaios e Testes para a criação de um laboratório de lapidação em Goiás. Detalhe: a entidade é formada, em sua maioria, por empresários chineses.
Segundo a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, o laboratório terá como foco a capacitação de jovens em lapidação. Além de intercâmbio de pesquisadores e professores brasileiros e chineses.
Em 2023, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) já havia firmado parceria com a Universidade de Huaqiao, também da China, para atuar na área de esmeraldas.
“Atualmente, exportamos o minério bruto para a Índia, nosso principal comprador, que dispõe de alta tecnologia em lapidação. Com o laboratório, poderemos inserir nossas peças no comércio internacional, expandindo o setor de pedras preciosas no estado”, disse o secretário Joel Sant´Anna Braga Filho.
Campos Verdes surgiu por causa da descoberta de uma jazida de esmeraldas, em 1981, durante o trabalho de patrolamento da estrada que liga Santa Terezinha de Goiás à Martinópolis. Alguns trabalhadores descobriram pedras verdes no solo. Ao tentarem vende-las, pensando se tratarem de turmalinas, descobriram que eram esmeraldas.
A novidade se espalhou rapidamente e vários garimpeiros começaram a chegar na região. Com eles, várias pessoas em busca de oportunidades, especialmente da Bahia. Logo se formou um povoado do município de Santa Terezinha de Goiás. Com a chega de cada vez mais pessoas e o rápido crescimento, o povoado foi elevado à categoria de município em 1987.