sábado, 27 de abril de 2024
Startup goiana promete reduzir perdas (e prejuízos) em até 90%

Startup goiana promete reduzir perdas (e prejuízos) em até 90%

Todos os meses, um supermercado de pequeno porte, com faturamento de R$ 150 mil, joga no lixo aproximadamente R$ 3 mil. Anualmente, o prejuízo pode chegar a R$ 36 mil. Em Goiás, onde existem 6,6 mil estabelecimentos com essas características, esse valor chega a R$ 237 milhões. Agora, imagine se fosse possível diminuir essas perdas […]

23 de julho de 2020

Ricardo Crispim, Waltenes Plácido e Cynara Bahia da Total Strategy

Todos os meses, um supermercado de pequeno porte, com faturamento de R$ 150 mil, joga no lixo aproximadamente R$ 3 mil. Anualmente, o prejuízo pode chegar a R$ 36 mil. Em Goiás, onde existem 6,6 mil estabelecimentos com essas características, esse valor chega a R$ 237 milhões. Agora, imagine se fosse possível diminuir essas perdas em 90%. E que os 10% restantes poderiam ajudar muita gente que precisa. E tudo isso por R$ 600,00.

É a proposta da Total Strategy, startup goiana focada em diminuir o desperdício com perecíveis em estabelecimentos comerciais que acaba de ser selecionada do Inovativa de Impacto 2020. Realizado anualmente, o programa de aceleração com até seis meses de capacitação, conexão e mentoria, que beneficia startups com impacto socioambiental.

A solução criada pelo trio Cynara Bahia, cientista da Computação, Waltenes Plácido e Ricardo Crispim, ambos analistas de sistemas, é composta por três ferramentas: o Box, o Eco e o BIG. Juntos, por meio de processos que envolvem o tratamento de dados e inteligência artificial, eles possibilitam a gestão de produtos perecíveis em supermercados, farmácias e similares, reduzindo o desperdício. O controle do estoque é feito conforme a data de validade. Por meio do aplicativo Box, utilizados pelos repositores para escanear o código de barras dos produtos, o comerciante recebe informações quando alguns marcos temporais são atingidos. Assim, ele tem dados para adotar a melhor estratégia para evitar ter de jogar fora.

A 45 dias do vencimento, a ferramenta mostra que é preciso mudar o direcionamento do produto. O comerciante pode, por exemplo, colocar as unidades mais à frente nas gôndolas e prateleiras. Faltando 30 dias, ele é orientado a coloca-los em expositores com mais destaque. Quando restam 15 dias, é hora de fazer promoções. Outra possibilidade é usar o marketplace da ferramenta, em que alimentos, produtos de limpeza e medicamentos são vendidos por e-commerce, numa espécie de outlet digital. Por fim, três dias antes da data de validade expirar, é hora de tirar o produto da loja.

É, então, que entra a parte social da solução. A ferramenta é capaz de conectar os comerciantes a entidades filantrópicas. “Os produtos têm de ser para consumo imediato. Por isso, é preciso saber quantas pessoas cada entidade tem, para direcioná-los, pois nada pode ficar guardado”, explica Cynara Bahia, que é especializada em gestão empresarial e tem mais de 15 anos de experiência no varejo.

Parcerias
A Total Strategy é fruto de uma parceria que começou em 2016. Inicialmente, o aplicativo era direcionado aos representantes – cerca de 4 mil chegaram a baixa-lo. Em 2019, foi feita o que chamam, no jargão das startups, a “pivotagem”, processo em que se muda o direcionamento da empresa. A partir de então, o público-alvo passou a ser os estabelecimentos comerciais. Antes do Inovativa de Impacto, a startup passou por vários outros programas de aceleração, como o Conecta Startup Brasil (onde obteve investimento de R$ 50 mil) e o Centelha (com aporte de R$ 60 mil via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – Fapeg).

Segundo Waltenes Plácido, 60 clientes estão cadastrados. Entre eles, estão lojas do Grupo Cencosud, que atua em todo o Brasil, Grupo Smart Colima (de São Paulo) e o Super Pinheirão (do Nordeste). Em Goiás, foi firmada parceria com a Associação Goiana dos Supermercados (Agos). Segundo Cynara Bahia, chegou o momento de alcançar grandes redes, “como um Carrefour”, diz.

O Inovativa de Impacto é uma vertente do Programa Inovativa Brasil. Desde 2016, mais de 1 mil startups se inscreveram no programa e mais de 80 participaram. Neste ano, foram selecionadas 40 startups que fazem cursos, recebem mentorias especializadas e, destas, 20 se apresentam para uma banca de investidores e representantes de aceleradoras e de outras instituições ligadas ao tema. Nos próximos seis meses, essas empresas terão acesso a cursos de capacitação on-line, webinars, treinamento de simulação de pitch (discurso para investidores) com feedback de mentores convidados, workshops e mentorias coletivas e individuais.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

2 thoughts on “Startup goiana promete reduzir perdas (e prejuízos) em até 90%”

  1. Excelente ferramenta e importantíssima por dar segurança tanto ao empresariado no sentido de não vender produtos perecíveis vencidos, quanto ao cliente em não consumir nada que possa fazer mal. Além do mais, tem soluções interessantes de aproveitamento e direcionamento desse material evitando desperdícios e, socialmente ajudando pessoas que precisam de alimentos. Adoreiii… Grande idéia, grande projeto! Parabéns aos desenvolvedores e muuuito sucesso.

  2. Gismar Elias da paz disse:

    Para reduzir as parcelas precisa tá em dias ou em atraso