segunda-feira, 15 de abril de 2024
Empresários de festas comemoram 500 mil visitantes

Empresários de festas comemoram 500 mil visitantes

A Maison Florency é referência no mercado de festas e bufês em Goiânia. Com 18 anos recém-completados, a empresa do casal José Orlando Ribeiro e Rosa Florentino Ribeiro comemora ter atendido cerca de 500 mil pessoas nesse período, entre festas de casamento, aniversários e confraternizações diversas em seus dois salões localizados no alto do Setor […]

8 de novembro de 2017

Empresários José Orlando e Rosa Florentina com a sua equipe na casa de festas Maison Florency

A Maison Florency é referência no mercado de festas e bufês em Goiânia. Com 18 anos recém-completados, a empresa do casal José Orlando Ribeiro e Rosa Florentino Ribeiro comemora ter atendido cerca de 500 mil pessoas nesse período, entre festas de casamento, aniversários e confraternizações diversas em seus dois salões localizados no alto do Setor Bueno, incluindo o espaço infantil Monorail e o serviço de bufê externo.

Com um negócio que cresceu em função do chamado marketing do boca-a-boca, o Maison Florency fez fama pela qualidade de seu bufê e na prestação de serviços. Com cerca de 200 colaboradores indiretos e cinco diretos, a casa começou realizando cerca de oito festas por mês, número que chega hoje a 24, incluindo o serviço de delivery. O amplo espaço da Maison ocupa cinco lotes na Avenida T-15, no Setor Bueno, com 2 mil metros quadrados de área, metade disso construído para abrigar os dois salões de festas (adulto e infantil), além de estacionamento.

Em entrevista ao EMPREENDER EM GOIÁS, o casal lembra o início difícil, de uma série de noites mal dormidas que passaram a integrar a rotina deles. “Aqui é onde aquela velha máxima do olho do dono faz mais sentido. É preciso muita determinação e dedicação para dar certo, como tem dado para nós, felizmente”, comenta José Orlando.

Tudo começou com aquisição do primeiro lote, onde havia poucas construções e mais terrenos vazios. Pesquisando sobre no que investir no local, o casal José Orlando e Rosa ouviram todo tipo de sugestão, incluindo galeria de lojas e até salão para velórios. “Logo nós, que gostamos tanto de festa. Não dava para cuidar de coisa triste”, brinca o empresário. Rosa Florentino, embora formada em Serviço Social pela UCG, fazia festas infantis com uma prima. Trabalhou também no Tribunal de Justiça de Goiás e na Fundação Legionárias.

Ambos sempre gostaram da vida noturna. José Orlando ligado em música e sua mulher em comidas e bebidas. Resolveram apostar no ramo e ergueram o salão para até 100 pessoas. “Não foi fácil, mas desde o início sentimos que daria certo. Inauguramos a casa em 23 de setembro de 1999 e, poucos dias depois, fizemos nossa primeira festa, um aniversário de 15 anos para 100 pessoas que acabou dobrando o público na hora. Mas deu tudo certo”, relembram.

Pouco tempo depois, José Orlando deixava a profissão de jornalista (era repórter no jornal O Popular) e Rosa abandonava o serviço de assistência social para se dedicarem de corpo e alma ao Maison Florency, nome inspirado numa viagem do casal a Florença (Itália) e também no sobrenome dela (Florentino). A sintonia do casal somado à tradição festeira de suas respectivas famílias formaram o esteio da trabalheira à vista.

O espaço principal hoje tem capacidade para até 400 pessoas sentadas, enquanto o infantil recebe até 150 pessoas para um bufê também próprio. “É comum fazermos a festa de casamento e esse casal voltar anos depois para realizar o aniversário dos filhos”, diz José Orlando, também advogado por formação. O espaço infantil foi batizado de Monorail, nome do brinquedo trazido dos Estados Unidos que chama atenção de quem passa pela avenida e vê o carrinho colorido saindo e entrando no alto da casa.

Com 18 anos de atividades em Goiânia a casa de festas realiza em média 24 eventos por mês

Sem erros
O negócio começou de forma tímida, mas cresceu rápido. Era final da década de 1990 e o mercado de festas na capital só contava com dois grandes concorrentes: Tênis Place (atual Oliveira´s Place) e MIG´s. Hoje, há pelo menos sete empresas no ramo. “Costumo dizer para minha equipe que aqui não temos o direito de errar. Lidamos com os sonhos das pessoas, das famílias, um erro nosso não tem como voltar atrás e corrigir”, diz José Orlando falando da opção deles por não oferecer serviços adicionais aos festeiros, como decoração, cerimonial e sonorização. Tudo isso é organizado pelo próprio cliente com outros profissionais.

“Às vezes, a pessoa não quer um jantar clássico, pede apenas aparadores de petiscos e pratos leves ou algum prato só de massas ou frutos do mar, enfim, estamos sempre prontos a fazer adequações e agradar ao cliente”, comenta Rosa Florentino, que toca o negócio com o marido desde o início e já se acostumou a ser a primeira a chegar e última a sair das festas que recebe.

A casa se especializou em receber os convidados e oferecer o bufê. O reconhecimento levou o Maison Florency a levar seus pratos onde o cliente quiser. Esse serviço externo atende desde festas familiares até grandes confraternizações, como a da Unimed da capital, que reúne cerca de 2.600 pessoas no fim do ano. “Focamos naquilo que fazemos melhor, que é a alimentação, e isso exige muito de todos nós, atenção, acompanhamento de perto para garantir qualidade e satisfação. Então, não quisemos enveredar por serviços acessórios para não tirar nosso foco”, comenta o empresário.

Há quase três anos foi aberta a Florency Locações, administrada pelo casal Andressa Florentino Ribeiro e Luiz Felipe Miranda. A investida no serviço delivery deu tão certo que o bufê da empresa tem chegado a cidades do interior, como Rio Verde, Mineiros e Trindade. “Inovação de cardápio para nós é fundamental, por isso estamos sempre participando de eventos Brasil afora que nos dê subsídios para isso”, diz Rosa que viaja sempre atrás de novidades.

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

6 thoughts on “Empresários de festas comemoram 500 mil visitantes”

  1. Sonia disse:

    Amei a matéria e conheci melhor a luta dos empresários José Orlando e Rosa. Parabéns

  2. Lili Moreira disse:

    São empresários honestos e prestam um excelente serviço, parabéns!!!

  3. Silene Soares disse:

    Parabéns aos empresários José Horlando e Rosa, pelo brilhante trabalho prestado a comunidade goiana,o qual desempenham com profissionalismo, dedicação, requinte e amor.

  4. Marcio Virgilio Caixeta disse:

    Parabéns Para os proprietários desta casa, que com certeza trabalharam muito para chegar onde chegou com muita serinidade honestidade sou testemunha deste trabalho.
    Trouxe para esta área muitos serviços para o mercado de trabalho.
    Realizaram muitos sonhos de casais, muitas festas maravilhosas que jamais seram esquecidas por muitos convidados que passaram por está casa de festa que é a Maison Florency.
    Eu agradeço muito muito mesmo pela casa de eventos Maison Florency existir obrigado, Sr. José Orlando e D. Rosa florentina.
    E parabéns pela linda matéria da casa Maison Florency.

  5. Silvana Caixeta disse:

    Parabens ao casal empreendedor que ao longo dessses anos nunca deixou a desejar a qualidade de buffet e o serviço de atendimento ao cliente fom muita eficiencia e carisma.

  6. Josete disse:

    Estória muito bonita e de sucesso a deste casal q conheço de longa data. Trabalho de qualidade e voltado para a satisfação do cliente. Parabéns. Q continuem realizando sonhos através de festas e momentos inesquecíveis.