A palavra “inovação” nunca esteve tanto em evidência como nos dias atuais. Em suma, inovar significa explorar novas ideias de uma maneira diferente ou transformar os pensamentos criativos em ações práticas. A inovação é fator de sobrevivência para as empresas expandirem os mercados de atuação e para evidenciarem o seu diferencial competitivo em relação aos […]
A palavra “inovação” nunca esteve tanto em evidência como nos dias atuais. Em suma, inovar significa explorar novas ideias de uma maneira diferente ou transformar os pensamentos criativos em ações práticas. A inovação é fator de sobrevivência para as empresas expandirem os mercados de atuação e para evidenciarem o seu diferencial competitivo em relação aos concorrentes.
O Sebrae oferece soluções personalizadas para os empreendedores promoverem a prática continuada de ações de inovação nos seus negócios. Produtos da entidade como Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), Sebraetec e Programa de Pré-Aceleração do Sebrae/GO são exemplos de ferramentas que contribuem para a implantação de uma gestão inovadora nas organizações.
Também faz consultorias empresariais em dez temáticas, elaboradas para contribuir com a melhoria da gestão dos negócios dos micros e pequenos empresários. Desde fevereiro, o EMPREENDER EM GOIÁS apresenta cada um destes temas. Nesta quarta reportagem, é abordada a temática de inovação, com algumas dicas importantes.
Foi justamente pensando em organizar a casa e identificar novos mercados e potenciais novos clientes, que o empresário Eron Miranda Júnior, 38, proprietário da Multipedras Revestimentos, procurou o Sebrae para buscar orientação e acompanhamento, com o intuito de tornar a gestão da empresa mais inovadora. O empresário foi atendido pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI), por meio de profissionais capacitados para orientar, capacitar e apresentar soluções às demandas do negócio.
Com a crise desencadeada no segmento da construção civil e a queda de preço na concorrência, a empresa, com 20 anos de história, decidiu ampliar o ramo de atuação no mercado. Inicialmente chamada de Multipedras, a expansão dos negócios exigiu que a empresa adaptasse o nome do empreendimento, surge então a Multipedras Revestimentos.
Através do ALI, foram analisadas as potencialidades da empresa e a identificação de novos nichos de mercado para os produtos. “Os agentes identificaram os pontos fracos e fortes do empreendimento e conseguimos implementar ações inovadoras para o crescimento da empresa, como capacitação da equipe, aperfeiçoamento do atendimento ao cliente e investimento em marketing”, explicou o empresário.
Com a retomada do crescimento econômico no país, as expectativas para 2018 são promissoras. “Mesmo ainda sob os efeitos da crise na construção no Brasil, a perspectiva para o ano é muito positiva. Esperamos aumentar em 50% as vendas e prestação de serviços disponibilizados pela Multipedras Revestimentos”, prevê Eron.
1) Pense fora da caixa
Estimule a criatividade e proponha soluções que sejam rápidas e palpáveis.
2) Evite ser contaminado pelo desânimo
Não desanime. Confie no seu potencial e transmita confiança ao seu cliente.
3) Forme uma equipe comprometida
Monte uma equipe diversificada e dinâmica. Aproveite as potencialidades de cada colaborador com inteligência.
4) Desapegue-se de velhos modelos
Esqueça as fórmulas ultrapassadas. Aposte na tecnologia e na renovação na hora de adotar novas ideias para seu negócio.
5) Fique atento às oportunidades
Buscar cursos e consultorias que te mantenham atualizado sobre as novas oportunidades e ferramentas disponíveis no mercado. Saia à frente da concorrência e divulgue seu diferencial para os clientes.
6) Reinvente o seu negócio
As empresas devem estar abertas a reinvenções. Com o avanço tecnológico, surgem novas necessidades. Aproveite os nichos e oportunidades disponíveis no mercado.
7) Observe as tendências
Observe seus concorrentes para identificar tendências no mercado. Busque superar os rivais com produtos e serviços de qualidade e que ofereçam vantagem ao consumidor.
8) Corrija erros
Nunca é tarde para corrigir erros. Se possível, faça testes, consultas e pesquisas, antes de colocar um produto ou negócio em funcionamento. A identificação prematura dos problemas não compromete o futuro do negócio.
9) Monitore resultados
Tenha ferramentas que permita o monitoramento dos seus clientes. Acompanhe a jornada do consumidor, invista no pós-venda e crie uma relação direta com seus clientes. A expansão do mercado depende dos resultados obtidos.
10) Pense a longo prazo
Faça planos que estejam dentro da realidade da organização. Conheça seu cliente, ofereça uma experiência única através dos seus produtos ou serviços, e crie uma relação próxima ao seu consumidor. Qualidade, diferenciação e criatividade fazem parte dos ingredientes de uma empresa de sucesso.